Casa do Compromisso Marítimo

IPA.00004513
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura assistencial, chã. Edifício do Compromisso Marítimo, setecentista, de dois pisos, planta rectangular e janelas de sacada no andar.
Número IPA Antigo: PT050805040054
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Planta rectangular, volume simples, massas dispostas na horizontal em dois pisos, cobertura diferenciada em telhados de tesoura. Fachadas delimitadas por embasamento, cunhais almofadados de cantaria, friso divisório dos pisos e cimalha de massa. Fachada principal voltada a N. com três vãos por piso, duas portas, uma delas arquitravada e uma janela de peito no piso térreo; duas janelas de sacada com guardas de ferro forjado, ao meio nicho com a imagem de São Pedro Gonçalves Telmo, ladeado por volutas de cantaria e frontão triangular interrompido. Fachada lateral com dois vãos por piso, no piso térreo arcos de volta perfeita, entaipados por muro e gradeamento, no andar nobre duas janelas de sacada idênticas às anteriores. Interior: o acesso ao andar nobre faz-se pelo portal principal com escada de um lance; duas salas nobres com tecto de caixotões de madeira pintados.

Acessos

Rua de São Pedro, nº 28 e 30 e Rua do Compromisso Marítimo

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Casa Crispim (v. PT050805040011)

Grau

5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no centro Histórico (v. PT050805050140), no gaveto de um quarteirão da zona ribeirinha, na rua fronteira à Igreja Matriz de São Pedro (v. PT050805040039) e perto da Casa Crispim (v. PT050805040011) e da Casa dos Azulejos (v. PT050805040064).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: casa de compromisso marítimo

Utilização Actual

Assistencial: associação dos deficientes / Administrativa: centro regional de segurança social

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Inácio Mendes

Cronologia

1709 - os eleitos da Mesa do Compromisso Marítimo ajustam a reconstrução total da Casa do Compromisso com Inácio Mendes por 840$000 réis, de acordo com o projecto feito pelo referido mestre pedreiro farense; 1712 - execução das pinturas do tecto da Sala do Despacho; 1877 - obras de manutenção e pinta-se um escudo nacional numa das salas de aparato.

Características Particulares

Mantém o formulário da arquitectura Chã nos princípios do séc. 18. De realçar o nicho com a imagem de São Pedro Gonçalves Telmo sobre o portal principal e os dois arcos da fachada lateral, outrora correspondentes ao açougue.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria, alvenaria, ferragens, madeira, pintura e cobertura com telhas de canudo.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., A Casa do Compromisso Marítimo de Faro, Faro, 1994; IDEM, Faro - Edificações Notáveis, Faro, 1995; IDEM, Inventário Artístico do Algarve A Talha e a Imaginária, Vol. 12, 1ª Parte, Faro, 1994; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993; ROSA, J. A. Pinheiro e, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Faro, Faro, 1984; IDEM, Tesouros Artísticos do Algarve, Faro, 1990.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Casa do Compromisso Marítimo com diferentes funções: açougue, casa do Despacho, arquivo, botica, etc.

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login