Igreja de Nossa Senhora de Albergaria / Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Torrão

IPA.00004659
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, Torrão
 
Arquitectura religiosa, maneirista, chã, barroca. Igreja maneirista pelos alçados austeros, emprego de repertório clássico nas modinaturas de ordens clássicas, diferente noção de escalas nos frontões do frontispício; no interior a igreja pelo espaço único, sem transepto. O estilo chão é dado pela sobriedade, clareza, ordem, proporção e simplicidade do traçado arquitectónico. O barroco encontra-se nos elementos sinuosos, escultóricos dos frontões, no ênfase e impulsão vertical que se vê no frontispício.
Número IPA Antigo: PT041501040017
 
Registo visualizado 536 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta, regular, coincidência exterior / interior. Volumes articulados, massas dispostas horizontalmente, cobertura de telhado, de 2 águas, com abas, sineira de arco. Fachadas de um pano, as diversas janelas gradeadas. Frontispício orientado a NO., entre pilastras toscanas, de cunhal, com pináculos de coroamento, 2 registos; no térreo abre-se vão de porta, com janelão sobreposto; remata em frontão, com cruz, ornado de volutas e rasgado pelo arco do janelão; entre os vãos, no frontão sobre a porta, um escudo em baixo relevo, com coroa. Fachadas laterais e posterior rematam em cornija de coroamento e beiral. Flanco direito, com porta e 2 janelas, simples, molduradas a cantaria; e no esquerdo, 2 janelas. Fachada posterior, com saliência do volume correspondente à capela-mor que se adossa a outra edificação. Articulação exterior / interior desnivelada, segundo a cota do terreno onde se implanta o templo. INTERIOR: a iluminação é dada pelos lumes das aberturas. Na nave ( 4,45m de altura ),nos flancos, em simetria, compostos por 3 arcos plenos, falsos, assentes em pilastras de ordem toscana, embebidas, arquitravadas, em ressalto; em 2 das arcadas, à esquerda, abre-se 1 janela. No lado direito, o espaço do cadeiral, com balaustrada em madeira. No flanco da direita, púlpito de varandim de balaustrada, em pedra, cujo acesso se faz pela ante-sacristia, por escada amovível. Na nave, 3 quadros de cenas da vida de Nossa Senhora. Acede-se à capela-mor subindo 3 degraus. O único altar, o da capela-mor é de camarim, com trono de andares, de talha dourada com retábulo e sacrário de talha sobre o altar e uma tela; tem à direita, um Cristo jacente. O coro-alto apoia-se num arco de asa de cesto que descarrega em mísulas. À entrada, à esquerda, pia de água benta com pé, em mármore. O remate é em tecto de perfil trapezoidal, em caixotões de madeira e o chão é em tijoleira, interrompido por uma pedra tumular no corredor central. Os anexos desdobram-se na ilharga esquerda. Uma porta rasgada no flanco da capela-mor dá acesso à ante-sacristia; daqui sai o lance de escadas que leva ao coro-alto; passa-se à sacristia de onde sai o lance de escada que dá para um patim de acesso ao camarim; daqui sai outro lance que serve o trono. Os anexos são cobertos por abóbada de arestas com descarga em mísulas e o chão é de tijoleira antiga.

Acessos

Torrão

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano em planície, com frente e flancos para arruamentos. Fachada posterior para pátio cercado por muro, para onde abre porta de anexo da igreja. Junto ergue-se um Cruzeiro de grandes braços, sobre alto soco quadrangular onde assenta a base composta por dois degraus. Inserida num conjunto harmonioso de casas tipicamente alentejanas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1495 - D. Margarida de Areda funda a albergaria no Torrão que foi anexada à Misericórdia por ordem do cardeal D. Henrique; 1505 - início da construção da igreja da Misericórdia; séc. 16 - retábulo da capela e sacrário de talha que se vê sobre o altar e uma tela; imagem de vulto de Cristo jacente; 1636 - terminaram os trabalhos de edificação da igreja; séc. 19 - mudança do cruzeiro, que se erguia frente à fachada principal, para o local onde se encontra actualmente.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria de calcário, mármore, cerâmica (tijoleira e telhas), madeira (talha e outras).

Bibliografia

DUARTE, Ana, Igrejas e Capelas da Costa Azul, Setúbal, s. d..

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia do Torrã: Caderneta predial

Intervenção Realizada

Misericórdia do Torrão: 1997 / 1998 - obras de conservação e limpeza no interior e exterior do edifício, e obras de restauro de talha.

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login