Solar dos Carneiros / Museu Municipal de Etnografia e História de Póvoa de Varzim

IPA.00005132
Portugal, Porto, Póvoa de Varzim, União das freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai
 
Palácio setecentista barroco, de planta rectangular simples, inserido na tipologia da chamada "casa comprida", com fachadas lineares de dois pisos, rasgados regularmente por vãos de verga recta envolvidos por molduras de granito. A fachada principal apresenta ao centro brasão colossal. Interiormente o edifício integra pequena capela com retábulo rocaille. Palácio barroco, caracterizado pela regularidade de abertura de vãos, enquadrados por molduras de granito, apresentado os correspondentes ao andar nobre, molduras mais elaboradas e na sua maoris sacada. O brasão, de grandes dimensões, ocupa quase a totalidade da altura do andar nobre.
Número IPA Antigo: PT011313100011
 
Registo visualizado 863 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Edifício de planta em "L", com dois pisos de desenvolvimento horizontal, de massa simples e cobertura diferenciada em telhado de duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de granito e rematadas por friso e cornija também de granito, sobrepostas por beirada saliente. Fachada principal virada a E.,de dois pisos, separados por friso, e com vários corpos ritmados por pilastras toscanas e com fenestração diferente. O andar térreo apresenta da esquerda para a direita portal em arco de volta perfeita, envolvido por moldura de granito, seguido por duas janelas de verga reta com moldura simples, protegidas por grades de ferro forjado; seguidas por pequena janela e porta principal, também de verga reta, a que se segue placa metálica, informativa, e três janelas semelhantes às anteriores, seguidas de porta. O andar nobre, é rasgado por dez janelas, emolduradas, das quais seis são de sacada, encimadas por cornijas e com varandas de granito assentes em mísulas, protegidas por guardas de ferro forjado, e as restantes simples. Entre as janelas de sacada, dividindo-as, três para cada lado, apresenta brasão imponente com decoração rocaille. Fachada lateral esquerda adossada e fachada lateral direita rasgada no piso térreo por três portas e pequena fresta, retilíneas, e no piso superior por cinco janelas de guilhotina, também retilíneas e envolvidas por moldura de granito. Junto ao cunhal esquerdo, apresenta cruz latina de granito, encaixada na parede, sobre base retangular, de cantos arredondados, encimada por cabeça e volutas. No interior apenas uma sala conserva o revestimento original do teto - teto de masseira; contígua uma Capela com retábulo de talha policromado, fingindo marmoreados. Todo o interior foi alterado e adaptado à função atual.

Acessos

Póvoa de Varzim, Rua do Visconde, Rua do Amadinha

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano, harmonizado, flanqueado, fronteiro à Casa dos Limas / Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim (v. PT011313100071).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção do edifício; Séc. 18 - reconstrução por Manuel Carneiro da Grã Magriço; 1936 - por iniciativa de António dos Santos Graça, foi arrendado o edifício para instalação do museu municipal; 1937 - inauguração do Museu; 1974 - encontra-se bastante degradado; a Câmara Municipal compra o imóvel ao Dr. João do Ameal, Conde do Ameal e inicia o processo de recuperação, adaptação e ampliação; 1985- classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público; 1985, 7 de Setembro - o museu é reaberto ao público com novos espaços expositivos; 2007, Julho - projecto de ampliação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito, rebocada e pintada de branco; molduras dos vãos, frisos, cornijas, brasão, bacia das sacadas, embasamentos e pilastras, em cantaria de granito; caixilharias e portas em madeira; grades e guardas de ferro forjado; cobertura em telha; caleiras de zinco; retábulo em talha policroma.

Bibliografia

BARBOSA, V., A Póvoa do Varzim, Porto, 1937; BARBOSA, V., Bibliografia da Póvoa do Varzim e seu Concelho, in Boletim Cultural Póvoa do Varzim, VII nº 2, Póvoa do Varzim, 1968; www.cm-pvarzim.pt, 4 de Fevereiro de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

AMCPV

Intervenção Realizada

1974 - Obras gerais de recuparação, adaptação e ampliação; 2007 - obras de conservação e ampliação.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996 / Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login