Edifício na Rua de Santa Cartarina, n.º 112 / Café Majestic

IPA.00000515
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Café Arte Nova caracterizado pelo tratamento exaustivo de qualquer superfície ou elemento construtivo. É considerado um dos mais belos exemplares Arte Nova no Porto, conservando ainda quase todos os elementos originais.
Número IPA Antigo: PT011312120062
 
Registo visualizado 1039 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Café inserido ao nível do rés-do-chão de um edifício de três pisos do início do século. A fachada principal confronta com a Rua de Santa Catarina, através de uma alçado definido por um pórtico de mármore sobreposto a grandes envidraçados. Estes envidraçados são todos portas, permitindo a sua total abertura. O espaço interior é constituído por um salão de planta rectangular simples e relaciona-se para o jardim das traseiras por um grande envidraçado, constituído por portas de vaivém. Os elementos em madeira são marcados por linhas curvas e sinuosas. A decoração interior é em linguagem Arte Nova. As paredes laterais da sala possuem bancos de couro gravado, à frente dos quais se localizam as mesas. Por cima destes bancos corridos, amplos espelhos lapidados, entre os quais se localizam apliques de duas lâmpadas. Tudo é decorado com materiais nobres como a madeira, o mármore, o cristal, o couro e os espelhos. As formas arredondadas, os medalhões, as figuras esculpidas, os marmoreados procuram no detalhe simular figuras humanas e vegetais. A romper o pavimento do café, existe uma escada de acesso à cave, outrora Salão de Bilhares. No espaço exterior localizam-se as instalações sanitárias, num volume tratado à imagem dos pavilhões de jardim de Inverno.

Acessos

Rua de Santa Catarina, nº 112 e Rua Passos Manuel

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 8/83, DR, 1ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Urbano. Adossado às construções que definem a Rua de Santa Catarina, insere-se ao nível do rés-do-chão. Ao fundo um jardim limitado por um pequeno quiosque voltado para a Rua Passos Manuel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1921, 17 dezembro - Inauguração do Café Majestic; 1983 - é adquirido pelo actual proprietário; 1989 - projecto de restauro do Café Majestic elaborado pela Arquitecta Teresa Maria Mano Mendes Pacheco; 1994, 15 de Julho - reabertura do Café Majestic depois do encerramento para obras.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes estucadas decoradas com espelhos e mobiliário em madeira e couro. Tectos em estuque trabalhados pintados. Pavimento em marmorite com juntas de latão. Caixilharias em madeira e vidro lapidado. Mármores nas soleiras e pórtico da fachada. Candeeiros e puxadores em latão.

Bibliografia

IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, volume II, Lisboa 1993; O Público, 24 Agosto 1990; O Público, 28 Novembro 1993; Memória Descritiva do Projecto do Restauro do "Café Majestic", 1989; Lojas de Tradição do Porto, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

1992 / 1994 - Obras de Restauro, com substituição do revestimento do pavimento interior, reposição do mobiliário original e desenho de um novo balcão.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login