Farol dos Três Bicos / Farol das Três Orelhas / Farolim de Sobreiras

IPA.00005430
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Farol constituído por duas partes, uma original e outra contemporânea, sendo a primeira o aparelho óptico, e a segunda um paralelipípedo, alto, apoiado numa estrutura metálica pintada. Farol deslocado, reconstruído e então significativamente alterado, constituído por aparelho óptico e parede alta em betão com barras bicolores.
Número IPA Antigo: PT011312060130
 
Registo visualizado 876 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Farol    

Descrição

O farol é constituído por um tubo sobre o qual se apoia a campânula de protecção da aparelhagem óptica em metal e vidro, e por um grande paralelepípedo de faces rectangulares, colocado na vertical, devidamente orientado para a Barra do Douro, apoiado na sua face posterior numa estrutura metálica, sem qualquer remate superior. Este muro desligado do terreno, encontra-se pintado na sua face principal com cinco barras, três vermelhas e duas brancas.

Acessos

Lordelo do Ouro, Rua Paulo da Gama

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado, ergue-se a meia encosta, na zona da Pasteleira, sobranceiro ao mar e Rio Douro. Implanta-se nas traseiras da Sede Nacional dos Jovens Empresários (ANJE) *2, e nas proximidades da Pousada de Juventude do Porto e de diversos bairros sociais. A envolver o Farol, uma vedação metálica. Nas proximidades localiza-se a Capela do Senhor e Senhora da Ajuda (v. PT011312060069).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Comunicações: farol

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Direcção-Geral da Marinha

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Provável construção do primitivo farol; séc. 20 - deslocação do farol sendo significativamente alterado; 2009, 28 de Março - a coluna com o aparelho foram removidos do local original, encontrando-se nesta data no espaço exterior do Farol de Leça em Leça.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Protecção e apoio da aparelhagem óptica em metal pintado; parede de betão pintado apoiado numa estrutura metálica.

Bibliografia

PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1984; Guia de Portugal, IV, I, Coimbra, 1985; ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira, O Porto na época dos Almadas, Porto, 1990; Jornal de Notícias, Ed. de 1.06.1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

ANJE: 1993 / 1994- Transferência do local de implantação e sua reconstrução com alteração da sua configuração.

Observações

*1 - As diversas designações têm origem no facto de este, antes de sofrer a sua transferência causada pela instalação da Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), ter um muro de alvenaria de granito, rematado por três ameias, à semelhança de uma estrutura defensiva. Antes da sua deslocação, existia adossada, uma construção recente, de planta rectangular alongada e cobertura plana com uma porta e grade metálica voltada para a barra a abrigar a aparelhagem óptica; *2 - para a construção do edifício sede da ANJE, o Farol dos três bicos foi deslocado 15 m, com autorização da Direcção-Geral da Marinha, que apenas obrigou a manter rigorosamente a orientação pré-existente de entrada da Barra do Douro e o ângulo vertical formado pelos farolins da Cantareira e Sobreiras, que o definem; *3 - segundo o Guia de Portugal o Farol Medieval de luz vermelha tem as seguintes características: período:6´; Luz 4´, 5; ocult, 1´5 m.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login