Passeio das Virtudes / Jardim das Virtudes

IPA.00005502
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Espaço verde de recreio. Jardim público romântico. Jardim romântico de planta triangular, com amplo canteiro relvado, limitado por plátanos.
Número IPA Antigo: PT011312080193
 
Registo visualizado 532 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim  Jardim  Romântico    

Descrição

Jardim de planta triangular não vedado. Do lado O. possui um gradeamento apoiado num murete de granito orientado a O.. Este murete apoia-se num muro de suporte com grande altura que apresenta mais de uma dezena de arcadas cegas. Estas, dado o declive da Cç. das Virtudes apresentam uma altura decrescente. A toda a extensão do murete um canteiro relvado com duas esculturas, interrompido apenas por um acesso suave em escada. A limitar, um alinhamento contínuo de altos plátanos. Entre cada uma delas um banco de granito. Para E. da rua que atravessa o jardim desenvolve-se uma área recentemente empedrada com algumas novas árvores. A S., no vértice do triângulo, pequena construção de r/c em granito aparente serve de apoio ao jardim.

Acessos

Rua de Azevedo de Albuquerque, Rua do Dr. António de Sousa Macedo, Rua das Virtudes, Rua de Francisco da Rocha Soares

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implanta-se de forma elevada constituindo uma varanda sobre Miragaia e o vale das Virtudes. Debruça-se sobre a Calçada das Virtudes que remata na Fonte / Chafariz das Virtudes. É definido a E. pela frente contínua de edifícios do quarteirão triangular da Rua do Dr. António de Sousa Macedo e Rua do Dr. Barbosa de Castro. A N. insere-se a Casa dos Albuquerques onde está instalada a Cooperativa Árvore. Este jardim é atravessado na direcção N. - S. pela Rua de Azevedo de Albuquerque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1786 - Construção do paredão por iniciativa de Francisco de Almada e Mendonça, em substituição de um outro que ruiu; 1990 - execução da escultura do "Cavaleiro", a qual esteve colocada no remate da Av. Gomes da Costa; 1993 - execução de escultura.

Dados Técnicos

Materiais

Percursos em lajeado de granito e saibro; gradeamento em ferro pintado sobre muro de alvenaria de granito aparente; bancos em granito; degraus em granito da escadaria do jardim.

Bibliografia

ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira Alves, O Porto na época dos Almadas, vol. 1, 2, Porto, 1990; Porto a Património Mundial, Porto, 1993; Guia de Portugal: Entre Douro e Minho; Douro Litoral, vol. 4, Coimbra, 1985; MEIRELES, Maria Adelaide, Catálogo dos livros de Plantas, Arquivo Histórico Municipal do Porto, Porto, 1982.

Documentação Gráfica

CMP: (Plantas de George Balck, 1813; Plantas de Frederico Perry Vidal de 1844 e de 1865; Planta Topográfica da Cidade do Porto, corrigida por J. C. Lima em 1839 e litografada pela CMP; AHMP (Planta de Telles Ferreira, 1892)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anos 90 - Recuperação e arranjo do Passeio das Virtudes; 1995 - construção do equipamento do jardim.

Observações

Rodrigo António de Abreu e Lima era juiz da Alfândega e Inspector da Marinha do Douro. Este 1º paredão tinha problemas de estabilidade pelo que depois de ruir, foi construído o actual por iniciativa de Francisco de Almada e Mendonça, Corregedor e Provedor da Comarca do Porto e Inspector das Obras Públicas (1786). As duas esculturas são da autoria do escultor Gustavo Bastos, uma do ano de 1993 e a dos "Cavaleiros" de 1990.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login