Palacete Manuelino / Casa Neomanuelina

IPA.00005504
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
 
Palacete de planta em L e alçados de três pisos, integrando-se no espírito eclético romântico pelos elementos decorativos empregados no período neomanuelino como cordas, elementos naturalistas, esferas armilares, colunas torsas e arcos contracurvados. As temáticas empregues nos painéis de azulejo são alusivas aos Descobrimentos.
Número IPA Antigo: PT011312090191
 
Registo visualizado 1042 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Casa de planta em L e alçados de quatro pisos. Volumes articulados e diferenciados em vários corpos com coberturas em telhado de três e quatro águas. No ângulo do L ergue-se com mais um piso um torreão de planta quadrangular e cobertura em telhado de quatro águas. Para S. voltado para o jardim uma varanda alpendrada apoiada em dois arcos em ogiva. Desta varanda prolonga-se uma escadaria de um único lanço. O interior da varanda é forrado a painéis de azulejo figurativos azuis e brancos. A contornar esta varanda uma guarda em pedra clara com altos relevos, entre os quais se destacam esferas armilares, cordas, esferas e etc. As restantes aberturas do palacete são rematadas por arcos de volta perfeita duplos, contracurvados e em ogiva.

Acessos

Avenida Brasil n.º 777; Rua de Gondarém, n.º 729

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. por um prédio de cinco pisos e a S. pelo jardim da casa. Constitui uma das construções da marginal frente ao mar. A limitar este jardim um outro prédio recuado de cinco pisos. Nas traseiras da casa uma grande área livre que se prolonga por um terreno estreito até à Rua de Gondarém. A frente do logradouro para a Rua de Gondarém é constituída apenas por um portal completamente arruinado. Para cada lado do portal outros prédios recentes de cinco pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial: loja / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

José Teixeira Lopes (atr.)

Cronologia

1907, 1 de Abril - O terreno é comprado por Joaquim Soares Perreira Neves e esposa; Setembro - é elaborado por Beathriz Jorge Guimarães requerimento á C. M. para edificação de uma casa; 20 Novembro - é aprovado o Projecto pela Câmara; 1911 - a casa estava concluída pela descrição apontada na inscrição no Registo Predial; 1995, 9 agosto - Despacho de abertura do processo de classificação do imóvel; 2007, 18 dezembro - proposta de revogação do Despacho de abertura do processo de classificação; 2008, 23 junho - revogação do Despacho de abertura do processo de classificação pela vice-diretor do IGESPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocada; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; pavimentos em soalho de madeira; caixilharias de madeira pintada; grades de ferro forjado; painéis de azulejo.

Bibliografia

Correio dos Leitores, O Tripeiro, 1º Ano, III Série, nº 16, pág. 255; O Comércio do Porto, 22 - 9 - 1993; CARVALHO, Filomena, Uma Casa Neomanuelina na Foz, O Tripeiro, 7ª Série, Ano XV, nº 8, Porto, Agosto 1996.

Documentação Gráfica

Livro de Plantas de Casas CCII, A.H.M.P.

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Livro de Plantas de Casas CCII, A.H.M.P.; Registo Predial - Livro B - 64, Livro B - 111

Intervenção Realizada

Observações

Esta casa nasceu junto à Est. de Carreiros, actual Av. Brasil e fazia a ligação entre a Foz e Matosinhos. Pela linguagem utilizada há quem atribua o desenho deste imóvel a José Teixeira Lopes. Este imóvel pela sua ocupação actual e estado de abandono é vulgarmente designada como a "casa do sapateiro da Foz". Foi mandada construir pelo Capitão de Artilharia Arthur Jorge Guimarães, republicano abastado, Presidente em 1918 da Comissão Municipal Administrativa da cidade do Porto.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login