Capela da Ramada Alta / Capela de Nossa Senhora das Dores e Senhor do Calvário

IPA.00005510
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa, neoclássica. Capela de planta composta com nave e capela-mor rectangulares, caracterizada pela singeleza e simplicidade de linhas. Retábulos de talha neoclássica.
Número IPA Antigo: PT011312040149
 
Registo visualizado 839 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta, de nave única e capela-mor rectangulares, torre de planta quadrangular a N., junto à fachada principal e corpo triangular com sacristia, sanitários, secretaria e etc.. Volumes articulados com coberturas em telhado diferenciadas de duas águas e torre com cobertura de barrete de clérigo rebocada. Fachada principal, orientada a E. com a Igreja rematado por um frontão simples triangular encimado por uma cruz latina. Portal de verga curva ladeado por dois óculos circulares e encimado por vão recortado engradado. Torre sineira com uma lápide de granito a meia altura. No mesmo plano da igreja e da torre, sacristia de dois pisos tendo no primeiro porta e janela e no segundo duas janelas. A fachada N. é cega e a S. apresenta duas janelas engradadas na zona da capela-mor e uma outra na extremidade da nave ao nível do coro. No interior lambril de azulejos de padrão brancos e azuis na nave e capela-mor. Tectos simples e estucados. Coro-alto. Os altares, púlpitos e outros elementos decorativos são pintados a branco e dourados. Adossado à fachada S., na transição entre a capela-mor e a nave uma pequena capela - oratório de invocação à Virgem do Carmo. Esta apresenta tecto abobadado e paredes revestidas a azulejos brancos.

Acessos

Largo da Ramada Alta, Rua Barão de Forrester, Rua de Paula Vicente, Rua Serpa Pinto, Rua Nossa Senhora de Fátima, Rua 9 de Julho

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolada, inserida a N. do Liceu Carolina Michaelis. Implanta-se num terreno com alguma pendente no cruzamento de diversas ruas. Possui um pequeno adro fronteiro vedado com pavimento em calçada à portuguesa. Fronteiro ao adro um outro espaço pavimentado a calcário e basalto, com bancos em granito protegidos por duas enormes árvores a E. No adro vedado e no restanto espaço verde envolvente três cruzeiros.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Exteriormente a torre apresenta a meia altura uma pedra em cantaria saliente com a seguinte inscrição: "MANDOU CONSTRUIR ESTA TORRE NO ANNO DE 1884 O EX.mo SENHOR ANTONIO MIGUEL GARCIA, DESVELADO PROTECTOR DESTA CAPELLA A QUAL FOI RESTAURADA A SUA CUSTA NO ANNO DE 1883".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Maria Margarida Costa (painel do Santíssimo Sacramento)

Cronologia

1737, 28 Julho - Início da construção; 1809 - data da pintura a óleo da Sala das Sessões; 1883 - obras de restauro; 1884 - é mandada construir a torre sineira a expensas de António Miguel Garcia; 1887 - por alvará régio de 1889 foram aprovados os estatutos da Confraria; 1902, 8 Abril - são aprovados pelo Bispo do Porto, D. António Barroso; 1903 - cedência de terrenos à Câmara para alargamento da R. de Serpa Pinto; 1907, 28 Maio - D. Carlos concede-lhe o título de Capela Real; 1985, 13 novembro - Despacho de abertura do processo de classificação do imóvel; 2007, 18 outubro - Despacho de encerramento do processo de classificação pela vice-diretor do IGESPAR.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo exterior; lambril de azulejos na nave; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha; caixilharias de madeira; pavimentos em soalho de madeira; tectos em estuque; grades metálicas.

Bibliografia

Primeiro de Janeiro, 22 - 10 - 1986; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

AHCMP, Obras públicas. Processos, Livro 7, 2

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

AHCMP, Obras públicas. Processos, Livro 7, 2

Intervenção Realizada

1883 - Obras de Restauro na capela; CMP: 1951 - arranjo urbanístico da envolvente.

Observações

Inseridas nos muros envolventes do adro ou nas paredes do imóvel encontram-se cinco caixas metálicas para esmolas.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login