Fonte de Mouzinho da Silveira

IPA.00005519
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura civil pública, neoclássica. Fonte de espaldar monumental decorado por almofadas e grande nicho central com almofadas em disposição radial, ao qual se adossa tanque rectangular recortado. Composição clássica: eixo de simetria e formas geométricas simples. Motivos decorativos: medalhões geométricos, frisos e molduras.
Número IPA Antigo: PT011312140198
 
Registo visualizado 887 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

Fonte de espaldar monumental, em cantaria, orientada a O., subdividida por cornijas com três níveis decorados por diversas almofadas, possuindo ao centro um enorme nicho. O espaldar é coroado por extensa balaustrada. O nicho de arco pleno e aduelas marcadas, apresenta o fundo subdividido em dois níveis separados por cornijas, sendo o superior decorado por almofadas com composição radial a partir de concha central com bica, e no inferior almofadas rectangulares com duas bicas simples salientes de um medalhão circular. Ao nicho, adossa-se tanque rectangular recortado nos ângulos por formas curvas e no centro por um recorte quadrangular. Dada a pendente da R., o tanque apoia-se num dos lados sobre plataforma elevada de dois degraus.

Acessos

Rua de Mouzinho da Silveira (entre a Rua do Souto e a Praça de Almeida Garrett)

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163) e na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086)

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. e S. por edifícios de quatro pisos. Localiza-se em pleno centro histórico do Porto. A parte superior da Fonte por onde passa a Rua de Pelames constitui uma varanda sobre a cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1872 - É projectada a Rua Mouzinho da Silveira *1; 1974 - o Rio da Vila ou da Cividade, que passava na zona , estava completamente coberto e transformado num enorme aqueduto; Séc. 19, último quartel - abertura da Rua Mouzinho da Silveira; 1875 - construção da Fonte, no arco de sustentação da Rua de Pelames *2; 1924 / 1925 - no interior do arco foram construídas duas casas destinadas a comércio; para suprir a falta de água a câmara mandou construir outra fonte, à entrada da Rua do Souto; 1966, 22 Junho - abertura ao público depois de demolidas as casas e de reconstruída a antiga fonte.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito no espaldar, bica, tanque e pavimento; ferro nas bicas.

Bibliografia

PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1984; Guia de Portugal, IV, I, Coimbra, 1985; ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira, O Porto na época dos Almadas, vol. I, II, Porto, 1990; SILVA, Germano da, Fontes e Chafarizes do Porto, Porto, 2000; VELASQUES, Gabriel Pedro, Memórias d'água: fontes, fontanários e chafarizes, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Esta Fonte veio substituir a Fonte do Souto ou de São Roque que existia na Pç. de São Roque e foi destruída com a abertura da R. de Mouzinho da Silveira. *1 - Esteve para ser cortada uma das mais antigas artérias portuenses, a Rua de Pelames, com a abertura da Rua Mouzinho da Silveira, o que não se veio a verificar porque se construío abaixo dela um amplo arco, que ficou a sustentá-la; *2 - Inicialmente, a bica O. da fonte era abastecida com água que vinha dos mananciais de Paranhos e Salgueiros, e a bica E. recebia água a partir de uma fonte instalada na Rua do Almada.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login