Edifício na Rua Cândido dos Reis, n.º 75 a 79

IPA.00005525
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial do séc. 20.
Número IPA Antigo: PT011312150036
 
Registo visualizado 947 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Prédio de planta rectangular, ocupando um lote estreito com c. de 6 m de largura, e sendo constituído por três pisos mais dois recuados formando mansardas; o 1º piso é ocupado por um estabelecimento comercial e os outros por habitações. A fachada, de composição simétrica, tem no r/c 3 vãos de desenho e decoração simples, sendo o central mais largo que os restantes. Esta relação mantem-se no 1º andar com o vão central transformado em janela de sacada. A varanda, de forma semicircular é resguardada por um gradeamento em ferro. O desenho dos vãos é realçado pelas molduras salientes e pelo remate superior, num misto de prolongamento destas últimas com elementos em ferro, dada a delicadeza e expressão dos motivos vegetais representados. No 2º andar os 3 vãos de portas têm todos a mesma dimensão e as molduras, na padieira, prolongam-se na vertical com interessante desenho. Abrem-se para uma varanda corrida que parece apoiada em dois rostos, um em cada extremidade. A fachada é rematada por uma cornija , de desenho simples (quarto de círculo), e platibanda. Nesta parte da fachada é possível observar-se pinturas no reboco. Os caixilhos dos vãos dos andares complementam esta decoração com a utilização de elementos curvos na sua construção. Os andares recuados, com tratamento formal mais simples podem ser acrescentos posteriores. O interior tem alguns tectos estucados e tratamento dos vãos interessante.

Acessos

Rua Cândido dos Reis, n.º 75 a 79

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 735/74, DG, 1ª série, n.º 279 de 21 dezembro 1974 / ZEP, Portaria, DG, 2ª série, n.º 6 de 8 janeiro 1954 / incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja dos Clérigos (v. PT011312150003)

Enquadramento

Urbano. Localizado no centro histórico numa rua de características predominante comerciais, na próximidade da Torre dos Clérigos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - Construção.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Mosaico e soalho de madeira em pavimentos, paredes em alvenaria de pedra rebocada com argamassa de cimento, cobertura em telha, alguns elementos de decoração em ferro e caixilharias em madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login