Igreja e Convento de São João Novo
| IPA.00005560 |
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória |
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Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja conventual maneirista de planta cruciforme, nave curta com capelas intercomunicantes e transepto inscrito. Frontões rectos e curvos interrompidos decoram a fachada. Retábulo-mor de talha dourada, de estilo joanino. A fachada principal da Igreja possui grandes afinidades com a da Igreja dos Grilos. Claustro de três pisos, os dois primeiros abertos e o terceiro fechado. Os limites da área do logradouro da Casa do Páraco coincidem e sobrepõem-se à Muralha Fernandina, através de uma varanda. |
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Número IPA Antigo: PT011312130169 |
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Registo visualizado 1882 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Convento / Mosteiro Convento masculino Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho - Gracianos
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Descrição
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Planta composta por igreja de cruz latina, constituída por nave, transepto inscrito e capela-mor rectangular e áreas conventuais a E. com claustro quadrangular. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado de uma, duas e três águas. A fachada principal da igreja, orientada a N., é dividida em três níveis. No primeiro, ao eixo, o portal, de verga recta e frontão triangular, ladeado por duplas colunas dóricas com pedestais; é encimado por um frontão interrompido, tendo ao centro um coração atravessado por setas (símbolo da Ordem) envolvido por uma moldura rematada por um tímpano. A ladear o portal, dois janelões quadrados gradeados encimados por frontões curvos abatidos. No segundo nível desenham-se cinco aberturas entre cada pilastra apoiada em pedestais. As da extremidade apresentam frontões triangulares e a do centro uma águia bifronte (símbolo de Santo Agostinho). A ladear a abertura central duas janelas encimadas por dois óculos falsos com elementos decorativos barrocos: volutas e conchas. No terceiro nível erguem-se nas extremidades laterais as torres sineiras a ladear os três frontões curvos interrompidos. O mais alto apresenta uma cruz e os outros dois pináculos. No interior, coro-alto apoiado num arco abatido, com balaustrada de madeira e cadeiral de uma só fila; do lado da epístola tem junto tribuna de perfil recortado e no lado do Evangelho órgão de tubos. A nave tem de cada lado duas capelas intercomunicantes, abobadadas em caixotões de granito, encimadas por sanefas de talha e tribunas com balaustrada e sanefas também em talha dourada. Na transição entre a nave e o transepto dois púlpitos com baldaquino em talha dourada encimados por nicho com imagem e sanefa de talha. O transepto, de braços curtos, apresenta nos topos e lateralmente retábulos. Sobre o arco triunfal um entablamento em granito e a sobrepujá-lo uma frontaleira de talha dourada. A nave e transepto são percorridos por entablamento com modilhões e cobertos por abóbadas de caixotões de granito ritmados. A capela-mor, também com abóbada em caixotões, apresenta um retábulo em talha dourada barroca de estilo joanino. Lateralmente, quatro portais, dois com frontões semicirculares e outros dois interrompidos de acesso à sacristia a O. e para as salas da Confraria a E.; são decoradados com legendas e emblemas relativos à Virgem, a Santo Agostinho e a São Patrício. O convento possui um claustro de três pisos, tendo nos dois primeiros arcadas, de arcos plenos no primeiro e abatidos no segundo, assentes em pilares dóricos e tendo o terceiro fechado, com janelas de guilhotina de moldura canelada e almofada inferior. As alas dos dois primeiros pisos são percorridas por lambril de azulejos. No centro da quadra, ligeiramente enterrada e lajeada, uma fonte com tanque octogonal e bicas sob a forma de golfinhos. |
Acessos
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Largo de São João Novo, Rua de São João Novo |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado. Implanta-se numa plataforma elevada, disfrutando-se nas traseiras de panorâmicas sobre o Douro. A fachada principal da igreja constitui o limite S. do lg. de São João Novo em contraponto a N. com a fachada do Palácio de São João Novo. Para poente adossadam-se a Casa do Páraco e a pequena capela da Senhora da Esperança, confrontando com as Escadas do Caminho Novo. |
Descrição Complementar
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No lado esquerdo da capela-mor encontra-se o brasão dos Silva Magalhães e uma data "1669". |
Utilização Inicial
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Religiosa: convento masculino |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja / Judicial: tribunal |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (igreja), Pública: Estatal (convento) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 16 / 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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CARPINTEIRO: Frutuoso da Maia (1643). DESENHADOR: João Pereira dos Santos (1700). ENTALHADOR: Filipe da Silva (1700); Frei António de Sousa (1757-1766). Manuel da Fonseca (1690). IMAGINÁRIO: Pantalião Cardoso (1643). PINTOR: João Glama (1757-1766). PINTOR DE AZULEJO: Bartolomeu Antunes (1741). |
Cronologia
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1592 - O Bispo D. Jerónimo de Meneses extingue esta freguesia desdobrando-a nas de São Nicolau e Nossa Senhora da Vitória; 1593 - é instituída a freguesia de São João de Belomonte pelo bispo D. Frei Marcos de Lisboa com sede na ermida de São João Baptista; esta é cedida aos eremitas de Santo Agostinho que a reformam; 1643, 16 setembro - Frutuoso da Maia contratou a obra do forro do refeitório do convento, que incluía alguma obra de talha (molduras, rompantes, cartelas) e constaria de vinte e um painéis; parecer técnico do imaginário Pantalião Cardoso; 1672 / 1681 - as obras começaram pelo lado S., ou seja, pela capela-mor e 1º tramo da nave, sob a orientação de Fr. Manuel da Trindade; 1678-1681 - feitura da talha do trono do Santíssimo, de sete portas e três janelas em madeira de castanho, 12 quadros com moldura douradas e colocação de azulejo; 1690, 28 junho - contrato com Manuel da Fonseca para a feitura do retábulo dos Passos, por 100$000, conforme planta do próprio; 1693-1696 - colocação de painéis com molduras de talha e grades na Capela do Senhor dos Passos, por ordem da respetiva Irmandade; 1696-1700 - rebaixamento da tribuna e destacar o altar-mor por 21$144, fazendo-se obra no retábulo por 552$000; feitura da imagem de São João e 4 anjos para a capela-mor por 70$000; 1700 - execução do retábulo do altar-mor por Filipe da Silva e autoria do desenho de João Pereira dos Santos; 1741 - execução dos painéis de azulejo na capela de Santa Rita de Cássia da autoria de Bartolomeu Antunes; 1757 - 1766 - execução do retábulo rococó, da autoria de D. Frei António de Sousa e uma pintura de João Glama; 1834 - o Convento após a extinção das Ordens religiosas fica devoluto; 1863 - instalação na área conventual do Tribunal Criminal e Correcional do Porto; data no portão de ferro do portal de entrada no convento; 1872 - construção da parte da casa do Padre; 1991 - a residência paroquial encontra-se devoluta atendendo ao estado de conservação; 2003, 14 julho - despacho de abertura do processo relativo à eventual classificação, pelo Vice Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista. |
Materiais
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Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente (fachada principal da igreja) ou rebocadas (convento); paredes interiores com acabamento a marmoreados rosa na nave, capela-mor e capela laterais; sacristia e claustro com lambrim de azulejos; pavimentos em lajeado de granito no claustro e parte interior do coro; soalho na sacristia, nave e capela-mor; mosaico cerâmico nas capelas laterais; tecto em abóbada de caixotões de granito na Igreja e tectos rebocados no convento; tecto estucado na sacristia; caixilharias de madeira pintada e grades de ferro pintado. |
Bibliografia
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ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal, Lisboa, 1991; BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, vol. I (séculos XV a XVI), Porto, Diocese do Porto, 1984; Porto a Património Mundial, Câmara Municipal do Porto, Porto, 1993; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN |
Intervenção Realizada
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DGEMN: 1995 - Conservação geral do corpo da sacristia, incluindo coberturas, paramentos exteriores e interiores e remodelação da instalação eléctica; tratamento dos paramentos exteriores das empenas S. O. da capela-mor; 1996 - beneficiação das coberturas e tratamento dos paramentos exteriores; tratamento do património azulejar dos painéis que revestem os paramentos laterais da Capela de Santa Rita; beneficiação geral das coberturas da casa Paroquial; 1998 - recuperação das coberturas. |
Observações
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Num dos arcos das galerias do claustro do segundo piso lê-se a inscrição "SENDO MINISTRO DA JUSTIÇA, GASPAR PEREIRA DA SILVA 1864". No local da Igreja de São João Novo existiu a Igreja de São João de Belomonte. |
Autor e Data
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Isabel Sereno 1996 |
Actualização
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Paula Noé 1998 |
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