Pelourinho de Idanha-a-Velha

IPA.00000565
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Pelourinho quinhentista, de bloco prismático, com soco circular de três degraus, onde assenta base paralelepipédica e fuste octogonal, encimafo por peça cúbica com elementos heráldicos e rematando em pináculo cónico torso. É bastante elaborado, com a base decorada e ostentando no bloco a Cruz de Cristo e vários escudos. Tem fuste fuselado na parte superior e apresenta remate cónica torso.
Número IPA Antigo: PT020505040001
 
Registo visualizado 715 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Judicial  Pelourinho  Jurisdição de ordem militar  Tipo bloco

Descrição

Estrutura em cantaria de granito, composta por soco circular de três degraus consolidados por gatos de ferro. Coluna de base quadrangular chanfrada nos ângulos decorados por rosetas, assente em plataforma paralelepipédica, com fuste octogonal de superfície plana e fuselado na parte superior apresentando argola em ferro, capitel de secção octogonal. Remate em forma prismática, de secção octogonal, tendo nas faces as armas nacionais, a esfera armilar, a Cruz de Cristo e outros emblemas, sendo encimado por peça cónica assente em pequena base quadrangular e coroada por meia esfera, que sustenta catavento vertical em ferro, terminando em cruz.

Acessos

Largo da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,996416, long.: -7,143632

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 23 122, DR n.º 231 de 11 outubro 1933

Enquadramento

Urbano, destacado em superfície plana e pavimentada com calçada à portuguesa. Isolado na zona central do espaço rectangular formado no cruzamento das vias principais *1: Rua de Guimarães, Rua do Castelo e Rua da Sé. Proximidade de edifícios em alvenaria de xisto, antiga Igreja da Misericórdia quinhentista e antiga Casa da Câmara, apresentando moldura com a Cruz de Cristo e na rua lateral balcão moldurado com porta de lintel recto e umbrais curvos de aresta chanfrada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Judicial: pelourinho

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Autarquia Local, Artº 3º, Dec. nº 23 122, 11 Outubro 1933

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 01 a.C. a 04 a.C. - existência de cidade romana fortificada assente sobre povoado pré-existente; séc. 06, meados - Egitânia torna-se sede de bispado visigótico; 1165 - doação da povoação aos Templários por D. Afonso Henriques; 1199 - transferência da sede episcopal da Egitânia para a Guarda; 1208 - provável reconstrução das muralhas por D. Sancho I; 1229 - concessão de carta de foral por D. Sancho II; 1319 - doação da vila à Ordem de Cristo; 1497 - obras de adaptação na antiga catedral por ordem de D. Manuel, enquanto mestre da Ordem de Cristo; 1510 - concessão de carta de foral por D. Manuel; hipotética edificação do pelourinho; 1758, 27 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Joaquim Martins, é referido que a povoação, com 20 moradores, é da Ordem de Cristo, pertencendo à Comarca de Castelo Branco; as justiças são feitas pelo juiz de fora de Idanha-a-Nova; tem Câmara; 1836 - extinção do estatuto concelhio; 1879 - foi anexada a Idanha-a-Nova.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; grimpa em ferro.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; AZEVEDO, Correia de, Inventário Artístico de Portugal, Beiras, Lisboa, 1992; CARDOSO, Nuno Catarino, Pelourinhos das Beiras, Lisboa, 1936; MALAFAIA, E.B. de Ataíde, Pelourinhos Portgueses - tentâmen de inventário geral, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997; PROENÇA, Raul e DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Beira II - Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1984; SOUSA, Júlio Rocha e, Pelourinhos do Distrito de Castelo Branco, Viseu, 2000; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73341 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; DGARQ/TT: Memórias Paroquiais (vol. 18, n.º 6, fl. 45-60)

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

*1 - local do suposto cruzamento do "cardus" com o "decumanus".

Autor e Data

Margarida Conceição 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login