Igreja de Santa Ana

IPA.00005669
Portugal, Faro, Albufeira, Albufeira e Olhos de Água
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor, sacristia, anexos e casa do capelão
Número IPA Antigo: PT050801010007
 
Registo visualizado 295 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor, sacristia, anexos, casa do capelão, acessos ao púlpito e ao coro-alto. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de uma água (acessos e anexos), de duas águas (nave e casa do capelão), três águas com sineira (sacristia) e domo (capela-mor). Fachada principal a E. de dois corpos de um pano e registo, o de acesso ao coro-alto com fresta de verga recta; o da nave delimitado por cunhais encimados por urnas assentes em plintos e remate em frontão recortado com volutas e concheado; portal de verga recta arquitravada sob janelão. Fachada S. com cinco volumes, o da nave rematado por cornija com beirado e rasgado por vão central de verga recta arquitravada, entaipado; o do acesso ao púlpito; o da sacristia delimitado por cunhais e beirado, rasgado por vão central de verga recta arquitravada; o da casa do capelão, com beirado e vão simples de verga recta; num plano posterior volume da capela-mor com frontão curvo com óculo central entaipado e urnas laterais. Fachada N. idêntica, variando no volume de acesso ao coro-alto, com beirado simples e vão de verga recta e volume dos anexos com duas frestas e beirado sobre laje de betão. Fachada O. com empena e três volumes, sendo os laterais cegos e o central com empena triangular e um vão de verga recta. INTERIOR: nave única com abóbada de berço sobre cornija; coro-alto com pinturas, assente em arco abatido sobre pilastras com balaustrada; parede do lado do Evangelho com vão de verga curva, púlpito central e porta de acesso ao mesmo revestidos a talha; capela lateral com arco triunfal de volta perfeita em talha e crucifixo, do lado do Evangelho e simetricamente, capela com arco triunfal e retábulo também em talha. Capela-mor com arco triunfal de volta perfeita em cantaria, tecto em cúpula assente sobre cornija e retábulo em talha; paredes laterais rasgadas por vão de verga recta. Sacristia com tecto em abóbada ogival e uma janela de verga recta com bancos laterais; arcaz, sacrário e pia em pedra.

Acessos

Largo Jacinto d'Ayet

Protecção

Enquadramento

Urbano, outeiro, isolado, abrindo para adro calcetado com muro envolvente, desnivelado para a rua principal, com acesso feito por escadas e rampas paralelas ao muro. Destaca-se pela posição sobranceira em relação ao aglomerado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - construção.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, telha cerâmica de canudo; madeira em caixilharias; cantaria em orlas de vãos e cunhais; pavimento em mosaico industrial.

Bibliografia

ADELAIDE, Amado, Roteiros Histórico-Monumentais da Cidade de Albufeira, Albufeira, 1998; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Inventário Artístico do Algarve - A Talha e a Imaginária I - Concelho de Albufeira, Vol.1, Faro, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login