Igreja Paroquial da Guia / Igreja de Nossa Senhora da Visitação

IPA.00005673
Portugal, Faro, Albufeira, Guia
 
Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave rectangular, torre sineira, capela-mor, sacristia e capelas laterais.
Número IPA Antigo: PT050801020009
 
Registo visualizado 1488 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta, por nave rectangular em que se inscreve a torre sineira, capela-mor, sacristia capelas laterais. Volumes escalonados, com cobertura diferenciada de duas águas e domo. Fachada principal O. composta por dois corpos delimitados por cunhais e pilastras; o primeiro, correspondente à torre sineira, com dois registos definidos por cimalha, encimados por relógio, rasgado por fresta de verga curva no último registo; o segundo, rematado por empena rectilínea delimitada por cimalha com cruz central e urnas laterais; é rasgado por portal de verga recta em cantaria com frontão em massa, encimado por janelão de verga recta. Fachada S. de quatro corpos delimitados por cornija com beirado, rasgados por cinco vãos, três entaipados por painéis com azulejos de verga curva, e dois de verga recta; fachada N. de quatro corpos delimitados por duplo beirado e cornija na torre sineira. Fachada E. de um pano em empena, rasgado por um vão em cantaria. INTERIOR: nave única com tecto em masseira, coro-alto com balaustrada sobre guarda-vento; parede do lado do Evangelho com baptistério sob torre sineira, duas capelas laterais rasgadas por arcos de volta perfeita assentes sobre pilastras ligadas entre si; situação simétrica na parede do lado da Epístola exceptuando o baptistério, substituído por vão entaipado encimado por janelão, ambos de verga recta. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras em cantaria; capela-mor com abóbada em ogiva e retábulo em talha com trono central; um vão de verga recta em cada lado correspondendo ao acesso à sacristia e a janela superior.

Acessos

Rua Primeiro de Dezembro

Protecção

Enquadramento

Urbano, outeiro, isolado, funcionando como elemento de bifurcação de uma rua, abrindo sobre pequeno adro delimitado por muro de alvenaria e desnivelado sete degraus sobre a rua.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - campanha de obras.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave), estrutura autónoma (capela-mor)

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login