Rua de Cedofeita

IPA.00006140
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Componente urbano. Eixo viário. Rua aberta na Época pombalina. Arquitectura civil oitocentista. Trata-se de um importante eixo, que veio estruturar o crescimento da cidade do Porto a partir de meados do séc. 18, no âmbito do planeamento levado a cabo na época dos Almadas. Trata-se de um conjunto exemplar da rua comercial tradicional, cobrindo várias linguagens e tipologias construtivas, com predomínio do neoclassicismo oitocentista, na tipologia habitacional, incluindo o palacete urbano. Do conjunto destacam-se os prédios nºs 154 a 162 de r/c + 1, talvez do séc. 17. Saliente-se também o nº 395 onde se julga ter estado instalado o rei D. Pedro durante o Cerco do Porto, dois grandes prédios onde a partir da rua é possível antever jardins, com os nºs de polícia 401 / 407 (da família Honório de Lima, em tempos remotos dos Viscondes de Beire, depois condes de Resende) e os nºs 417 / 433 (outrora pertença da Baronesa do Seixo). Refira-se também que no nº 159, viveu e trabalhou conforme atesta placa colocada na fachada a professora Carolina Michaelis e o seu marido Joaquim de Vasconcelos. Outro edifício de maior proporção e destaque é o palacete localizado no remate do topo N. da Praça Carlos Alberto, com uma torreão de forma triangular e onde outrora estiveram instalados os Serviços dos S.M.G.E..
Número IPA Antigo: PT011312040073
 
Registo visualizado 1170 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Elemento urbano  Eixo viário  Rua    

Descrição

Arruamento definido fundamentalmente por um contínuo de edifícios dos séculos 18 e 19, incluídos em lotes estreitos e compridos e marcado pelo enfiamento visual a S. da Torre da Igreja dos Clérigos. O perfil altimétrico dos edifícios de traçado irregular apresenta volumetrias desde os dois pisos até quatro ou mais. O remate superior das construções é caracterizado por platibandas em granito, por beirais de telha em avanço, por frontões ou ainda por telhados com mansardas. As fachadas principais das construções que limitam o arruamento possuem na sua maioria pormenores construtivos que lhe são comuns como as varandas ligeiramente balançadas com guardas em ferro fundido ou forjado, platibandas em granito, revestimento a azulejos lisos ou em relevo e também as molduras em cantaria das aberturas. Ao nível do r/c os materiais e elementos originais dos edifícios são praticamente inexistentes pela alteração do desenho dos espaços comerciais. Quanto ás fachadas das traseiras encontra-se alguma tipificação ao nível do seu desenho, nas varandas corridas, algumas fechadas com caixilhos de madeira rematadas num dos lados num volume a toda a altura do edifício iluminado por pequenas aberturas ou óculos.

Acessos

A O. dão-lhe acesso: Rua do Barão de Forrester, Rua da Boavista. A N. Travessa da Figueiroa, Rua de Álvares Cabral, Rua dos Bragas, Rua do Mirante, Travessa de Cedofeita. A S. Rua da Igreja de Cedofeita, Rua Sacadura Cabral, Rua da Torrinha, Rua do Breiner, Rua de Miguel Bombarda, Travessa do Carregal. A E. a Praça Carlos Alberto.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1ª série-B, nº 280 de 30 de novembro 1993 * / ZEP, Portaria n.º 559/2011, DR, 2ª série, n.º 100 de 24 maio 2011

Enquadramento

Urbano. Via de traçado linear e extenso com ponto de origem a S. na Pç. Carlos Alberto e remate a N. na R. da Boavista. Localizada na proximidade de uma das portas da antiga muralha da cidade. Radial relativamente ao centro histórico. Rua com forte perspectiva visual relativamente a um M.N., a Igreja e Torre dos Clérigos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal (nº 439), municipal; privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1784 - Abertura da Rua de Cedofeita por João de Almada e Melo; séc. 18 / 19 - construção dos vários edifícios.

Dados Técnicos

Elementos dominantes: paredes autoportantes e / ou estrutura mista.

Materiais

Materiais dominantes: Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocado pelo lado exterior ou revestida a azulejo; cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias de madeira nos pisos acima do r/c; Revestimento do pavimento do arruamento em calçada de ardósia e basalto (desde o início da R. de Cedofeita do lado E. até à R. do Breiner) ou tapete betuminoso (até à R. da Boavista).

Bibliografia

Guia de Portugal, IV, I, vol. 4, Coimbra, 1985; Porto a Património Mundial, Câmara Municipal do Porto, Porto, 1993.

Documentação Gráfica

(IPPAR) 85 / 3 (97)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID; (IPPAR) 85 / 3 (97)

Documentação Administrativa

(IPPAR) 85 / 3 (97)

Intervenção Realizada

CMP: 1992 - transformação da R. de Cedofeita para circulação de peões no troço entre a Pç. Carlos Alberto e a R. do Breiner.

Observações

* DOF: Edificações da Rua da Cedofeita e Topo N. da Praça Carlos Alberto, na Rua de Cedofeita, lado esquerdo, nºs. 1 a 615, lado direito nºs. 2 a 692, e no topo N. da Praça de Carlos Alberto, nºs. 39 a 71.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

Ana Filipe 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login