Casa da Quinta da Aldeia em Avanca

IPA.00000617
Portugal, Aveiro, Estarreja, Avanca
 
Casa nobre barroca, simples de planta rectangular num único volume, de 2 pisos, com cobertura de telhado de 4 águas.
Número IPA Antigo: PT020108010019
 
Registo visualizado 919 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, massa simples, com cobertura em telhado de 4 águas com água furtada. Fachadas de 2 pisos com cantarias nos cunhais não chegando a constituir verdadeiras pilastras. A fachada principal tem 4 vãos em cada piso e uma escadaria que conduz à entrada no piso superior (2º vão a contar da esquerda), disposta perpendicularmente à fachada, de um lanço, com guardas formadas por pilaretes na base e no patamar, a segurar grades de ferro. Os vãos do 1º piso são rectangulares simples, os do 2º são de guilhotina, encimados por cornijas adinteladas em 3 janelas de peito; a porta é rematada por frontão curvo de volutas; remate da fachada com friso e cornija. A fachada lateral S., virada ao caminho público, mostra 2 vãos em cada piso, com janelas de peito rectangulares com cornija encimadas por janelas de sacada com bacia suportada por mísulas e guarda de ferro, rematadas por cornijas adinteladas idênticas às da fachada principal. Na fachada posterior, os vãos dispõe-se de forma mais irregular, sendo rectangulares simples em portas, no 1º piso, e em janelas de peito ou de sacada, no 2º piso, interrompendo-se o friso e cornija do remate superior a meio para dar lugar a uma água furtada com aba e vão de janela de sacada com guarda de ferro, pilastras e bandeira em arco quebrado. O portal que dá entrada para o terreiro da casa mostra 4 pilastras jónicas ladeando o vão rectangular; entablamento com métopas do friso decoradas com almofadas; a cornija interrompe-se sobre o vão para dar lugar ao desenvolvimento do remate flanqueado por pequenas pilastras jónicas com cornija em traçado mistilíneo com brazão encerrado em rótulo muito recortado, enquadrado por leões alçados calcando dragões, simulando todo o conjunto estar apoiado em três pequenas cabeças humanas que repousam sobre o friso do entablamento; 4 pináculos sobre as pilastras e uma cruz latina coroando o remate completam a decoração do portal. A capela que existe no terreiro da casa, do lado oposto a esta, é uma construção de planta rectangular muito simples e recente.

Acessos

EN 109 (Estarreja - Avanca), Km 42, em Avanca, CM para o Lugar de Aldeia, Rua Dr. António de Abreu Freire, nº 112

Protecção

Enquadramento

Rural, isolada, recuada em relação ao caminho público, no meio de terreiro ajardinado delimitado por muro baixo, grade e portal decorado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, meados - construção; séc. 19 / 20 - reformas várias.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Gneisse da região (cantarias), calcário de ançã (pedra do brazão), telha marselha; ferro (guardas, gradeamento), madeira (caixilhos)

Bibliografia

CARDOSO, Carlos A. dos Santos, Subsídios para uma monografia histórica e descritiva da freguesia de Avanca, Porto, 1961; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - X, Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, 1981, pp. 19-20.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login