Casa do Mato e Capela de Nossa Senhora do Carmo do Mato

IPA.00000618
Portugal, Aveiro, Estarreja, Avanca
 
Casa nobre barroca de planta em L . Fachadas muito alteradas e de grande simplicidade, com capela adossada à direita, volumetricamente distinta e decorativamente mais rica.
Número IPA Antigo: PT020108010022
 
Registo visualizado 1199 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Planta composta em L, constituída por 2 volumes articulados rectangulares com cobertura em telhado de 3 águas, e capela adossada ao lado direito, de planta rectangular e cobertura diferenciada em telhado de 2 águas. Edifício de 1 piso. Na fachada O., virada à rua, 4 vãos rectangulares simples em janelas de peito e outros 2, mais pequenos, à esquerda, correspondendo a um acrescento o qual é também visível pela não continuidade da cornija de remate da fachada. Na fachada N., porta virada ao pátio, de arestas boleadas e inscrição na padieira: IHS Mª IOSE. 1716. Frontaria da capela flanqueada por pilastras; portal de verga direita, friso com almofada, cornija e frontão interrompido; óculo quadrilobado, ladeado por dois postigos rectangulares com cabeceira de duas aletas opostas enquadrando almofada de contorno pentagonal; cornija sobre as pilastras contornando o óculo; pináculos sobre os 4 cunhais e cruzes latinas nos vértices das empenas; pequena sineira decorada, de linha angular, sobre pano de muro que se adossa à esquerda, entre a capela e a casa, o qual mostra ainda porta rectangular simples. Portão do pátio, localizado à esquerda da frontaria da casa, flanqueado por pilastras, vão rectangular com verga restaurada em cimento e uma ombreira de arestas boleadas; entablamento que se interrompe sobre o vão para dar lugar ao desenvolvimento do remate com cornija em traçado mistilíneo e enrolamentos nas extremidades, encerrando o brazão flanqueado por duas aletas; pináculos sobre as pilastras e cruz latina trevada nas extremidades coroando o remate.

Acessos

EN 109 (Estarreja - Avanca), Km 42, em Avanca, EM 224-2, CM para o Lug. de Mato. UTM: M-535.8, P-4517.5; Fl. 163

Protecção

Enquadramento

Rural, fachada O. virada ao caminho público, diante de campos murados e ladeada a N. por casa de 2 pisos de construção antiga; outras fachadas rodeadas por pátio murado; a S., a capela, confronta com moradia moderna.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1714 - Brígida Joana Tavares de Resende Valente casa com o capitão de ordenanças Manuel Pereira Antão sendo os prováveis construtores da casa; 1716 - data inscrita na porta dentro do pátio que deve corresponder à construção da casa e da capela; 1757 - falecimento de Brigida Joana; 1762 - falecimento do capitão Manuel Antão; 1776, 27 Abr. - carta de concessão de brazão eclesiástico, o qual se encontra esculpido no portal do pátio, ao Dr. João Caetano Pereira Valente, descendente dos anteriores; 1778 - data inscrita na parte posterior do portal do pátio.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Gneisse da região (cantarias), telha marselha, vidro, ferro, madeira (caixilhos), cimento (verga do portão)

Bibliografia

CARDOSO, Carlos A. dos Santos, Subsídios para uma monografia histórica e descritiva da freguesia de Avanca, Porto, 1961; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - X, Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, 1981, p. 22.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login