Capela de São Roque

IPA.00006207
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Machico, Machico
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta longitudinal, composta com frontispício, terminado em empena e interior decorado com azulejos figurativos, pintura e retábulo também barroco.
Número IPA Antigo: PT062204030003
 
Registo visualizado 619 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por uma nave e capela-mor rectangulares, anexo adossado a E. e a sacristia à parede da capela-mor. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e de três na sacristia, de telha de aba e canudo. Fachada principal virada a N., terminada em empena, rematada por uma cimalha em cantaria com cruz. Pórtico em cantaria, de arco pleno sobre pilastras encimado por frontão curvo interrompido, ladeado por duas janelas e sobrepujado por óculo redondo. No lado direito da fachada, torre sineira de secção rectangular em alvenaria de basalto rebocado, elevando-se até à altura do tímpano da porta principal, sendo a sineira rematada em cantaria vermelha. Um banco em cantaria vermelha corre toda a fachada, contornando o alçado E., até aos degraus que dão acesso à porta da sacristia virada a N.. Nos alçados laterais da capela, quatro gárgulas quadradas, com as arestas biseladas, formam um octógono de faces irregulares. Na parede E. da capela-mor rasga-se uma fresta. No INTERIOR, nave com lambril de azulejos figurando cenas da vida de São Roque, coro-alto de madeira apoiado em 2 colunas quadradas com plinto e acesso por escada de madeira disposta à direita; no sub-coro, pia de água benta em cantaria; no lado do Evangelo, púlpito em madeira pintada com escada de madeira. Arco triunfal em cantaria de aresta "biseladas", tecto de madeira, de perfil curvo, pintado com cartela vegetalista. Na capela-mor, retábulo de talha policromada com frontal pintado imitando tecido; tecto de madeira, de perfil curvo pintado com decoração vegetalista, tendo cartela com a seguinte inscrição: "ERIS IN PESTE PATRONUS". A sacristia possui numa parede um resto de um painel azulejos de maçaroca do Séc. 17 e tecto de masseira.

Acessos

Machico, Estrada de São Roque; Largo de São Roque. WGS84 (graus decimais) lat.: 32,714314; long.: -16,764433

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 077, DG, 1.ª série, n.º 228 de 29 setembro 1948

Enquadramento

Urbano, integrado, erigido sobre um rochedo. Flanqueado a S. e a O. pelas rochas, e a Casa do Romeiro ( em ruínas ) e a E. pela passagem de acesso à Fonte de São Roque, sobranceiro ao mar da baía de Machico. O adro da capela abre para o Lg. de S. Roque.

Descrição Complementar

A Capela possui colateralmente um conjunto de dez painéis de azulejos, quatro completos e um remate. Começando pelo lado do Evangelho, figuram: 1 - São Roque após o nascimento - "O Flos Sanctorum". 2 - A prisão de São Roque no regresso à Pátria, como espia. 3 - O Sofrimento e flagelo do Santo, dormindo ao relento na companhia de um cão. 4 - São Roque descansando à sombra de uma palmeira. Muito perto, a fonte de água que o sarou ao lavar-se. 5 - Um cavaleiro alveja a tiro um viandante junto à Igreja de São Roque. No lado da Epístola temos: 1 - Gotardo, rico fidalgo de Placência, que vivia num palácio, e admirando-se do roubo habitual do cão, o seguiu e se encontrou com o Santo que o converteu. 2 - São Roque acompanhado pelo cão, seu fiel companheiro, que lhe traz o pão do costume. 3 - O Santo seguido pelo Gotardo convertido, curando os empestados. 4 - Mostra-nos alguns dos milagres efectuados pelo padroeiro da capela. 5 - O Santo perante o seu tio Governador.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1489 - Segundo a tradição, a capela teria sido erigida por voto do 2º Capitão Donatário de Machico, devido à epidemia da peste que atingiu a capitania, em 1488, e que se encontra ainda bem presente na inscrição do tecto: "ERIS IN PESTE PATRONUS"; 1739 - devido ao estado de ruína em que se encontrava, foi mandada reconstruir pela confraria, segundo a licença eclesiástica de 6 de Junho, não muito longe do local onde se erguia a primitiva capela; 1751 - data inscrita no retábulo-mor; 1940, 26 setembro - publicação de Decreto nº 30 762, no DG, 1.ª série, n.º 225, determinando a classificação da Capela de Nosso Senhor dos Milagres como Imóvel de Interesse Público; 01 novembro - publicação do Decreto nº 30 838, DG, 1.ª série, n.º 254, suspendendo o decreto n.º 30 762, de 26 de setembro do mesmo ano, relativamente à classificação de imóveis de propriedade particular.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria basáltica rebocada e cantarias vermelhas do Caniçal, madeira, telha, azulejos, vidro.

Bibliografia

CARITA Rui, A Capela de S. Roque em Machico, in Atlântico, nº 18, Funchal, 1989; CRISTÓVÃO, Carlos, Elucidário de Machico, 1989; FRUTUOSO, Gaspar, As Saudades da Terra, História das Ilhas do Porto Santo, Madeira, Desertas e Selvagens, com notas históricas de Álvaro Rodrigues de Azevedo, Funchal, 1873; SILVA, Fernando Augusto da, Subsídios para a História da Diocese do Funchal, 1425 - 1800, Vol. 1, Funchal, 1946; SILVA, Fernando Augusto da, e MENEZES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. 3, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DRAC: 1989 - Obras de beneficiação, nova cobertura dos telhados.

Observações

Autor e Data

Tarcísio Moreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login