Capela de Nosso Senhor dos Milagres

IPA.00006210
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Machico, Machico
 
Arquitectura religiosa, vernacular. Capela de planta longitudinal composta por nave, coro-alto, capela-mor mais estreita e baixa, sacristia adossada ao alçado lateral esquerdo. Frontispício em eixo, constituído por portal, óculo e terminado em empena, com o interior decorado com tectos estucados e retábulos em barroco tardio. Interior iluminado por frestas em ambos os alçados laterais. Existência de cunhais perpianhos.
Número IPA Antigo: PT062204030002
 
Registo visualizado 539 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor rectangulares, tendo adossada a sacristia a N., à parede da capela-mor e a S., Casa Paroquial. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas com telhados de 2 águas na capela, de telha romana com beiral duplo; 3 águas na sacristia e 4 águas na Casa Paroquial, cobertos de telha marselha com beiral. Fachada principal com alhetas nos cunhais rebocados e terminada em empena, rematada por uma cimalha em cantaria rija coberta de telha romana com cruz. O pórtico de cantaria em arco quebrado, ostenta entre os colunelos um renque de cruzes da Ordem de Cristo, sobreposto por um óculo em cantaria. Nos alçados N. e S., abrem-se duas frestas de tamanhos diferenciados, de arco quebrado em cantaria. No alçado S., uma escadaria em betão dá acesso ao coro-alto. No INTERIOR, embasamento pintado a castanho, guarda-vento sobre o qual assenta o coro-alto de madeira, apoiado em 2 colunas sobre um plinto em cantaria preta, quadrada. No lado do Evangelho um púlpito redondo em madeira pintada com escada de madeira e baldaquino, e dois altares colaterais em ângulo, de talha policroma: Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos. Sobre o arco triunfal, pleno em cantaria pintado, as armas episcopais pintadas sob uma cortina pintada com borlas. Uma balaustrada junto aos altares laterais, divide a nave. As frestas ostentam uma decoração envolvente em talha policromada; tecto estucado e decorado com elementos vegetalistas. Nas paredes laterais da capela-mor, junto ao arco triunfal duas portas dão acesso à sacristia e à Casa Paroquial. Retábulo-mor de talha policroma e tecto decorado com uma cruz em estuque.

Acessos

Machico, Largo dos Milagres; Estrada do Larano, Calçada da Graça

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 077, DG, 1.ª série, n.º 228 de 29 setembro 1948

Enquadramento

Urbano, tendo adossado a S. a Casa Paroquial, a E. contornada pela EM. do Larano, a N. flanqueada por moradia, O. pelo Lg. dos Milagres com jardim e protegido da Ribeira de Machico, por uma muralha em alvenaria de basalto rebocada. Pórtico precedido por um patamar em semicírculo de cantaria preta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 (conjectural) / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - provável construção da capela; 1419 - no dia da visitação de Santa Isabel, aqui se celebrou a primeira missa, segundo os historiadores; séc. 17 - a capela, encontrando-se em profunda ruína, foi reconstruída; 1803 - sofreu várias reparações devido ao aluvião de 9 de Outubro, que lhe provocou consideráveis estragos; 1940, 26 setembro - publicação de Decreto nº 30 762, no DG, 1.ª série, n.º 225, determinando a classificação da Capela de Nosso Senhor dos Milagres como Imóvel de Interesse Público; 01 novembro - publicação do Decreto nº 30 838, DG, 1.ª série, n.º 254, suspendendo o decreto n.º 30 762, de 26 de setembro do mesmo ano, relativamente à classificação de imóveis de propriedade particular.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria basáltica, madeira, vidro, estuque, pavimento de madeira e cobertura de telha.

Bibliografia

COSTA, José Pereira da, Misericórdia de Machico in Arquivo Histórico da Madeira, vol. XIV, Funchal, 1964 - 1966; CRISTÓVÃO, Carlos, Elucidário de Machico, Machico, 1989; FRUTUOSO, Gaspar, As Saudades da Terra, História das Ilhas do Porto Santo,Madeira, Desertas e Selvagens, com notas históricas de Álvaro Rodrigues de Azevedo, Funchal, 1873; SILVA, Fernando Augusto da, Subsídios para a História da Diocese do Funchal, 1425 / 1800, vol. 1, Funchal 1946; SILVA, Fernando Augusto da, e MENEZES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. 3, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1956 - concertos significativos em virtude do aluvião de 3 de Novembro que lhe causou danos consideráveis nas paredes, soalho e retábulos.

Observações

Autor e Data

Tarcísio Moreira 1998

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login