Edifício do séc. XVIII, na Rua de Pedrouços, n.º 84 a 88-A

IPA.00006222
Portugal, Lisboa, Lisboa, Belém
 
Arquitectura residencial, pombalina.
Número IPA Antigo: PT031106320119
 
Registo visualizado 93 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

De planta longitudinal e volume simples, o edifício desenvolve-se em 4 andares, estando o último separado dos restantes pela marcação de uma cornija situada no nível coincidente com o topo dos cunhais. Apresenta cobertura em telhado a 4 águas, rasgado por pequena trapeira. No piso térreo, é visível uma antiga porta - hoje entaipada e com uma janela sensivelmente quadrada inscrita no primitivo vão - de emolduramento em cantaria cuja parte superior é composta por secções de linhas curvas. Ladeiam esta antiga porta 2 outras portas rectangulares, à esquerda, e uma porta rectangular e uma janela quadrada, à direita. No 1º andar, uma janela coroada por um frontão curvo de cantaria encima a antiga porta do piso térreo. Ladeiam este vão principal e centrado janelas rectangulares de sacada que abrem para pequenas varandas com guardas de ferro fundido em forma de balaústres. Este 1º andar constitui-se como o piso nobre da edificação, dispondo do pé-direito mais elevado. O 2º e 3º andares apresentam, cada um, 5 janelas distribuídas simetricamente pela extensão da fachada. O edifício termina com beirado simples.

Acessos

Rua de Pedrouços, n.º 84 - 88. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,696479, long.: -9,220312

Protecção

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982 / ZEP, Portaria n.º 46/96, DR, 2.ª série, n.º 126 de 30 maio 1996

Grau

2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.

Enquadramento

Urbano, adossado, destacado

Descrição Complementar

No interior é de destacar o revestimento azulejar da escada entre o piso térreo e o 1º andar. Aí se podem observar silhares de azulejos azuis e brancos da 2ª metade de setecentos, figurando cenas lúdicas e de caça; uma figura masculina de convite acolhe os visitantes no topo do 1º lanço.

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Recreativa: clube

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - construção do edifício; 1831 - no edifício faleceu o escritor José Agostinho de Macedo; 1924 - funciona no piso térreo uma esquadra de polícia; 1948, 15 de Julho - aquisição do edifício pela Câmara Municipal de Lisboa

Características Particulares

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, azulejos, madeira, estuque pintado.

Bibliografia

ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Vol. 9, Lisboa, 1939

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH; CML: Arquivo de Obras, Pº Nº 8.308

Intervenção Realizada

1927 - substituição da estrutura e da cobertura do telhado, reparações interiores e exteriores; 1928 - subdivisão do vestíbulo da escada no piso térreo, transformação de uma das portas de acesso em janela de peito; 1940 - obras de manutenção, alterações interiores no 2º andar; 1943 - pintura e repação das trapeiras; 1959 - obras de reparação do telhado; 1993 - substituição de reboco e pintura exterior.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login