Calvário de Arouca

IPA.00000642
Portugal, Aveiro, Arouca, União das freguesias de Arouca e Burgo
 
Calvário maneirista em que os cruzeiros seguem o modelo aplicado em toda a região aveirense com uma leve moldura interior e motivos geométricos - normalmente em forma de losango - na base. Três outras cruzes, com tratamento idêntico, uma no acesso ao Calvário, encostada a uma casa senhorial conhecida por Casa Grande, outra na R. de Santo António e ainda outra adossada ao Mosteiro de Arouca, fazem parte da Via Sacra. Nogueira Gonçalves aponta datações posteriores para algumas cruzes. Obra de grande rudeza técnica.
Número IPA Antigo: PT010104030008
 
Registo visualizado 666 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Calvário    

Descrição

Conjunto de seis cruzes erguidas sobre alto pedestal, um púlpito cilíndrico e um nicho encimado por cruz, em terreno acidentado naturalmente, distribuindo os elementos constituintes de forma irregular, em ascensão, desde o nicho à tríade de cruzeiros no alto do maciço. As cruzes do outeiro apresentam motivos decorativos simples, com capitel quadrangular e base idêntica, rudemente trabalhada, uma delas motivos geométricos na base, assentando diferentemente num embasamento quadrangular. Os restantes elementos são despojados de ornatos.

Acessos

Rua Dr. Figueiredo Sobrinho

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 077, DG, 1ª Série, nº 228, de 29 setembro 1948 *1

Enquadramento

Urbano. Num maciço granítico formando em pequena elevação, isolado em relação ao casario campestre, mas em perfeita harmonização ambiental.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: calvário

Utilização Actual

Religiosa: calvário

Propriedade

Privada: Misericórdia (Arouca)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1621 - A Irmandade do Senhor dos Passos é instituída na capela da Misericórdia de Arouca; 1627 - data inscrita no pedestal do cruzeiro central; 1643 - data fixada no púlpito; Calvário com cruzes de granito, púlpitos, etc., datado deste período e mandado fazer pela Irmandade do Senhor dos Passos, instituída na Capela da Misericórdia; 1970 - coloca-se a hipótese de obras de conservação, mas não há informação clara de que tenham sido realizadas; 1980 - a Câmara Municipal de Arouca solicita ao IPPC intervenção a curto prazo, apontando como causa a inclinação de uma das cruzes, carecendo de consolidação; séc. 20 (finais) - a cruz central do Calvário foi substituída muito recentemente, tal como se vislumbra pela coloração pétrea, embora copie fielmente o modelo original.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito

Bibliografia

Mutilado e abandonado o Cruzeiro de Arouca, Jornal de Notícias, 22 Out. 1967 ; SOUTO, José Correia do Souto, Portugal Monumental, Vol. I , p. 29 ; GONÇALVES, A. Nogueira Gonçalves, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, XI, Lisboa, 1991, pp. 69 - 70; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73210 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

CMA: 2004 - obras de requalificação da zona envolvente (em curso).

Observações

*1 - Calvário, púlpito e alminhas em Arouca, datado de 1643 e mandado fazer pela Irmandade do Senhor dos Passos, instituída na Capela da Misericórdia em 1621, em Arouca. *2 - A cruz central do Calvário foi substituída muito recentemente, tal como se vislumbra pela coloração pétrea, embora copie fielmente o modelo original. As três cruzes a que fizemos referência anteriormente, deveriam incluir-se no conjunto monumental classificado. *3 - Em 1970 coloca-se a hipótese de obras de conservação, mas não há informação clara de que tenham sido realizadas; em 1980 a Câmara Municipal de Arouca solicita ao IPPC intervenção a curto prazo, apontando como causa a inclinação de uma das cruzes, carecendo de consolidação.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login