Capela de Santo António

IPA.00006422
Portugal, Santarém, Santarém, Pernes
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de pequenas dimensões, com portal com frontão maneirista, com volutas laterais. Azulejos seiscentistas. A capela é anormalmente pouco profunda, parecendo ter sido cortada do lado E., em data desconhecida.
Número IPA Antigo: PT031416140079
 
Registo visualizado 540 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, massa simples com cobertura em telhado de uma água. Fachada principal ladeada por cunhais toscanos e rematada por platibanda encimada por sineira; portal de verga recta com frontão ladeado por volutas; dos 2 lados janelas quadradas com ferros e sobre elas pequenos óculos com molduras losangulares. Interior: pequena nave coberta por tecto em madeira de um plano, paredes revestidas de azulejos de padrão polícromo e enxaquetado duplo, com fundo verde. Na parede fundeira destaca-se o retábulo em talha dourada e marmoreada, de remate rectilíneo, com colunas caneladas jónicas enquadrando pinturas em tábua com cenas da vida de Santo António, cuja imagem de vulto centra a composição.

Acessos

Rua Comendador José Gonçalves Pereira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, meia encosta, flanqueado. Implantado na malha urbana da povoação, abrindo a fachada principal para a rua principal do aglomerado antigo, nas proximidades da antiga Casa da Câmara (v. PT031416140159) e não muito distante da Igreja Paroquial (v. PT031416140081). Nas traseiras um quintal murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Santarém)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Ambrósio Dias (atr., séc. 16).

Cronologia

1585, cerca - construção provável da capela segundo data epigrafada no portal; pintura do retábulo, atribuído ao pintor Ambrósio Dias, conhecido como Mestre da Romeira (SERRÃO, 1990); séc. 17 - feitura dos azulejos; 2003, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Alvenaria de pedra, cantaria em molduras, telha cerâmica em cobertura, tijoleira no pavimento, madeira em caixilhos, portadas e tecto, azulejos em revestimento parietal, ferro nas janelas.

Bibliografia

ALMEIDA, António José Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1967; BRAZ, José Campos, Santarém raízes e memórias - páginas da minha agenda, Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, 2000; MENDES, Octávio da Silva Paes, Santarém Monumental - Roteiro, Santarém 1988; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. 5, Lisboa, 1949; SERRÃO, Vítor, Santarém, Santarém, 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login