Casa da Areia / Casa de São Bernardo / Casa da Congosta

IPA.00000654
Portugal, Aveiro, Estarreja, Avanca
 
Casa unifamiliar barroca, de um piso e planta em L, com fachadas de fenestração muito simples, adossando numa das alas, à direita capela de maiores proporções e nítido verticalismo. A horizontalidade da casa é quebrada pela verticalidade da capela, mais alta e com empena de lanços, sendo estas duas tendências opostas acentuadas pela pintura dsa cantarias que, apesar de lhe conferirem um carácter rural, proporcionam um agradável contraste. Enquadra-se no tipo particular de casa rural abastada da freguesia com paralelos, entre outros, na Casa em Arcã (v. 0108010020) e na Casa de Nossa Senhora do Carmo do Mato (v. 0108010022)
Número IPA Antigo: PT020108010021
 
Registo visualizado 884 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por casa em L, constituída por dois volumes rectangulares com cobertura em telhado de 2 águas; capela rectangular adossada ao lado direito e sacristia à direita, também rectangular em volume mais baixo e coberturas diferenciadas com telhados de 2 e 3 águas, respectivamente. Edifício de um piso com fachadas flanqueadas por pilastras. A fachada principal tem 5 vãos rectangulares encimados por cornijas em tijolo e argamassa, sendo 4 janelas de peito e uma porta. Frontaria da capela com portal de verga direita e cornija ladeado por 2 pequenos postigos rectangulares simples e encimado por óculo quadrilobado; cornija de coroamento da empena de traçado mistilíneo, pináculos pirâmidais sobre os 4 cunhais e cruzes latinas nos vértices; pequena sineira com verga curva, à esquerda, sobre a linha da cornija de remate da fachada da casa; na sacristia, porta rectangular simples. Embasamento, pilastras e cornijas pintadas a verde escuro.

Acessos

EN 109 (Estarreja - Avanca), Km 42, em Avanca, EM 224-2, Lug. de Congosta / Areia. UTM: M-534.9, P-4517.5; Fl. 163.

Protecção

Enquadramento

Rural, isolada por três lados, fachada principal virada a NO. com largo terreiro transformado em campo de cultura delimitado por muro baixo. A fachada posterior está em parte adossada a casa de 2 pisos com 4 grandes águas furtadas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1737 - data inscrita na porta da capela mandada construir pelo Capitão de Ordenanças Diogo Tavares de Resende, separada da casa, no meio do Lg. do Souto; 1748, 20 Ago. - celebração da 1ª missa no dia de São Bernardo, padroeiro da capela, continuando desde aí a festejar-se anualmente com pequena romaria; 1922 - data inscrita na porta da capela referindo-se ao facto do proprietário à época, Dr. Domingos Libório de Lima e Lemos a ter mudado para a actual localização, adossada ao lado da casa, apropriando-se do Largo do Souto que demarcou com muro, facto que levou os paroquianos do lugar a construir uma nova capela de invocação a Santa Luzia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Gneisse da região (cantarias), telha de aba e canudo, tijolo e argamassa (cornijas), ferro

Bibliografia

CARDOSO, Carlos A. dos Santos, Subsídios para uma monografia histórica e descritiva da freguesia de Avanca, Porto, 1961, p. 115; MARTINS, Pe. A. Tavares, O avivar de uma memória. Pe. António Maria de Pinho, Porto, 1974, p. 231 - 233; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - X, Distrito de Aveiro, Zona Norte, Lisboa, 1981, pp. 22 - 23.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login