Capela de São Gonçalo / Capela de São Gonçalinho

IPA.00000664
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Capela maneirista e barroca, de planta centralizada hexagonal de estilo classicista ou, numa tipologia abrangente, de estilo chão. Inscreve-se no gosto regional pelos planos centralizados, desornamentadas e de difícil catalogação estilística. Retábulos da primeira metade do séc. 18 e imaginária setecentista.
Número IPA Antigo: PT020105120017
 
Registo visualizado 1912 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, composta por planta hexagonal que incorpora novo hexágono no enfiamento do eixo axial principal, correspondendo à sacristia. Volumes articulados com cobertura diferenciada em domo, revestido a azulejos azuis e brancos, com lanternim cego na capela e em meio hexágono na sacristia. Todo o alçado é marcado pela inscrição nos cunhais de sistema de pilastras colossais assentes em base sobre plinto mas sem capitéis. Na fachada principal, toda de cantaria, rasga-se portal estendendo as suas molduras arquitectónicas a todo o pano vertical, desenvolvendo um sistema de duplas pilastras e duplo entablamento arquitravado, toscano, coroado por nicho central com pequena edícula de remate adintelado, duplas pilastras coríntias - sendo as exteriores caneladas - ladeado por dois janelões triangulares e duas volutas estilizadas. Ao cimo ergue-se campanário central. Lateralmente abrem-se dois janelões rectangulares com cimalha e nas faces posteriores, duas pequenas portas rectangulares - uma delas cega - unem o corpo da capela ao da sacristia, mais baixo e cravado no pano vertical da capela. O entablamento superior marca a cúpula, em espaço retraído, face ao corpo da capela. O interior é constituído por arcarias pouco profundas, de ordem toscana, na qual se inscrevem o altar-mor e dois retábulos laterais em talha dourada, e nas faces anteriores dois janelões chanfrados e dois pequenos vãos rectangulares que conduzem à escadaria em caracol de acesso interno à cobertura e ao púlpito cravado, ao Evangelho, numa das arestas do hexágono. Acima da estrutura adintelada dos panos verticais da igreja levanta-se a cúpula de sectores com lunetas, inscrevendo ao centro chave ou florão. Por baixo do alto embasamento do altar-mor tem-se acesso à sacristia, de planta quadrangular e cobertura oitavada incluindo rodapé de azulejaria, lavatório e pequeno nicho com cimalha recta.

Acessos

Largo de São Gonçalinho, Travessa de São Gonçalinho, Travessa do Arco

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, ZEP, Portaria nº 224/2011, DR, 2ª série, nº12, de 18 janeiro 2011

Enquadramento

Urbano e beira-mar. Isolada por adro irregular, em local de destaque, rodeada por construções de cota baixa sem interesse arquitectónico particular.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1712 - Data inscrita em lápide comemorativa no exterior da igreja: "DELLA ALMA DO HOMEM QUE FAZENDOSSE ESTA OBRA MORREO NELLA 1712"; 1714 - data esculpida na portada nobre da capela; 1804 - 1805 - feitura da imagem de São Gonçalinho; 2007 - furto da imagem de São Gonçalinho em barro policromado.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria (estrutura arquitectónica), calcário de Ançã, (lanternim, portal nobre, cunhais e arcarias interiores), madeira (talha dourada, pavimento moderno), cerâmica (revestimento exterior da cobertura, azulejaria da sacristia e painel exterior).

Bibliografia

«10 obras desaparecidas». in Invenire - Revista dos Bens Culturais da Igreja. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, janeiro-junho 2012, n.º 4, pp. 54-55; GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pp. 144 - 146; PEREIRA, José Fernandes, Resistências e aceitação do espaço barroco: a arquitectura civil e religiosa, in História da Arte em Portugal, Vol. 8, Lisboa, 1986, pp. 22 - 28.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CMA; IPPAR, DRC.

Intervenção Realizada

Observações

São Gonçalo é o santo padroeiro de Aveiro. Em Janeiro realiza-se a festa ao Patrono, caracterizada pelo lançamento de cavacas sobre a multidão, do cimo da capela.

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login