Dólmen da Arca da Cerqueira / Dólmen da Casa da Moura

IPA.00000668
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Couto de Esteves
 
Monumento funerário megalítico formado por câmara poligonal, corredor longo e indistinto e mamoa.
Número IPA Antigo: PT020117020003
 
Registo visualizado 943 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Dólmen com câmara e corredor. Corredor (4,40 m de comprimento) de uma dezena de esteios, longo mas indiferenciado, dando acesso a câmara poligonal (c. 3,54 m de largura por 3 m de comprimento) composta por nove esteios e tampa / laje de cobertura (espessura média de 0,45 m, 3,76 m de largura e 3,26 m de comprimento) de contorno arredondado. A mamoa envolvente é constituída por couraça pétrea superficial e terras compactadas que sustêm a câmara e corredor.

Acessos

Lugar de Cerqueira.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1ª Série, nº 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural. Isolado e envolvido por zona eucaliptal, na vertente E. da Serra do Arestal, em zona ampla e destacada, na berma de caminho serrano.

Descrição Complementar

A anta da Cerqueira, situa-se na freguesia de Couto de Esteves, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, na vertente Este da Serra do Arestal. Esta anta, também conhecida por Casa Moura, está inserida numa necrópole constituída por oito monumentos (2005) e calcula-se que terá sido edificada no IV milénio e primeira metade do III milénio a.C. A câmara desta anta, de formato poligonal, tem 3,54 metros de largura por 3 metros de comprimento e é formada por nove esteios, cobertos por uma lage, mais ou menos circular, com 3,76 metros de largura por 3,26 metros de comprimento sendo a sua espessura média é de 0,45 metros. O corredor de acesso à câmara que conserva ainda onze esteios, tem 4,4 metros de comprimento. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anta_da_Cerqueira, 25/01/2006)

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

4000 - 3000 a.C. - provável datação da construção da necrópole; Época do Bronze - data do espólio encontrado durante as escavações; séc. 04 - 03 a.C. - datação do espólio (pontas de seta, lâminas de sílex, etc.) encontrado na escavação arqueológica.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito

Bibliografia

GIRÃO, Aristides, Antiguidades pré-históricas de Lafões, Coimbra, 1921; VIANA, Abel e CASTRO, Octávio Ferreira, Acerca dos monumentos dolménicos da bacia do Vouga, Coimbra, 1957; MOITA, Irisalva, Características predominantes do grupo dolménico da Beira Alta, Ethnos, V, Lisboa, 1966; BETTENCOURT, Ana, Carta Arqueológica de Sever do Vouga, 1988; IDEM, Campanha de escavação e consolidação da mamoa 1 da Cerqueira (Serra do Arestal - Sever do Vouga), Arqueologia, 19, 1989, pp. 85 - 113; http://www2.ipa.min-cultura.pt; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74385 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

1956 - Intervenção arqueológica com escavação da câmara pelos arqueólogos A. Castro, O. V. Ferreira e A. Viana; 1988 - Escavação e consolidação da câmara e mamoa pela arqueóloga Ana Bettencourt.

Observações

*1 - O dólmen faz parte de uma necrópole que se estende por toda a área de implantação, integrando um conjunto de oito monumentos identificados. *2 - Do espólio encontrado no arqueosítio destaca-se uma ponta de seta e três lâminas em silex, vários núcleos, uma lasca afeiçoada em quartzito, vários elementos de moinhos manuais e dois fragmentos de ouro, provavelmente pertencentes a um diadema ( 1ª escavação ), cinco pontas de seta em silex, seis micrólitos, vários fragmentos de lascas, lâminas e lamelas e um moinho manual ( 2ª escavação ).

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login