Igreja Paroquial de Tarouca / Igreja de São Pedro

IPA.00006681
Portugal, Viseu, Tarouca, União das freguesias de Tarouca e Dálvares
 
Igreja paroquial, românica, gótica, manuelina e barroca, de nave única, com coro-alto, capela-mor mais baixa e estreita e sacristia adossada ao lado S.. Pórticos de arcos ogivais, apoiados em colunelos com capitéis decorados com motivos zoomórficos e vegetalistas. Campanário de remate angular na fachada lateral direita. Capela funerária quinhentista, de arco a pleno centro, contornado por outro de decoração com cordame e nós, tendo medalhões figurativos. Talhas policromadas do estilo nacional. Campanário lateral com acesso efectuado exclusivamente pelo coro-alto, desenvolvendo-se em perfil trianguular, com 3 sineiras, 2 maiores, no espaço inferior, e outra mais pequena centralizada.
Número IPA Antigo: PT011820070006
 
Registo visualizado 643 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta, de volumes horizontais articulados e cobertura com telhados de 2 águas. Embasamentos marcados de forma escalonada, adaptando-se ao terreno. Fachada principal orientada a O., com escadaria de degraus semi-circulares de acesso ao portal principal, composto por 2 pares de colunas, de plintos e fustes lisos, e de capitéis decorados que suportam 2 arquivoltas de arco apontado. Em plano superior, 3 cachorros e por cima janelão rectangular de verga recta. Cornija acompanha a empena, com pináculos nos ângulos e cruz papal no remate. Alçado lateral direito, a S., com escadaria que acede à sacristia e ao coro-alto, através de alpendre. Segue-se o corpo saliente da sacristia e sala superior denominada Casa da Fábrica. 3 janelões rectangulares rasgam o muro e surge cachorrada sob a cornija. Alçado E. com corpo central cego, marcado por pilastras e encimado por cruz latina no vértice da empena. No corpo da sacristia e da sala da Casa da Fábrica, em plano mais recuado, 2 janelões de diferentes perfis e remate em cornija. Alçado N. tem corpo em plano mais avançado para suporte do acesso ao campanário, que se faz através do coro-alto. No lado esquerdo, portal com escadaria que se destaca do muro, composto por 3 pares de colunelos e 4 arquivoltas de arco quebrado. Corpo da capela-mor em plano mais recuado, com 2 fenestrações rectangulares. Cachorrada sob cornija. Campanário triangular com 2 sineiras simétricas e uma de menor dimensão, centralizada e em plano superior. INTERIOR: Igreja de nave única, coro-alto, capela-mor e sacristia, adossada no lado da Epístola.. Alçado S. com porta principal, coro-alto de madeira, assente em 2 colunas que embebem em 2 pias de água benta, e iluminado por fenestração rectangular. Lado do Evangelho com porta lateral de arco rebaixado e arcossólio com vestígios de pintura mural e túmulo. No lado da Epístola, implementa-se baptistério, púlpito de bacia quadrangular e guarda de madeira e altar lateral policromado. Tecto de madeira em caixotões. Arco triunfal a pleno centro, ladeado por 2 altares de talha policromada. 1 degrau dá acesso à capela-mor, onde, no lado do Evangelho, despontam 2 janelas rectangulares em capialço. Do lado fronteiro, janela rectangular e porta para a sacristia. Retábulo de talha dourada, com tribuna. Tecto de caixotões e apainelados policromados, decorado com iconografia petriana. Sacristia com 3 janelas rectangulares, mantendo entaipada uma antiga porta, comunicante com a capela-mor. Porta para o exterior e piso superior.

Acessos

Avenida do Vice Almirante Adriano de Saavedra; Avenida Dr. Alexandre Taveira Cardoso

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 37 077, DG, 1.ª série, n.º 228 de 29 setembro 1948

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, isolado, junto à Igreja da Misericórdia (v. PT011820070016), sobre plataforma elevada, com adro adjacente e acesso por portões gradeados.

Descrição Complementar

Arcossólio com cena polícroma, representando Cristo, possuindo túmulo sem estátua jacente, apoiado sobre 4 leões. Sobre a arca funerária, pende, em semi-círculo, franja, cuja fímbria termina em nós. Arco a pleno centro como remate e, contornando-o, outro, apoiado em colunas, com a forma de cordame, que cruzando-se no vértice, se entrelaça acima de cimalha terminando em borlas de nós. De ambos os lados deste arco e na vertical, 2 cordames definem alfiz e enquadram 2 medalhões. O conjunto é sobrepujado por elementos fitomórficos. Espaço intercolúnio decorado com grotesco. Retábulos laterais compostos por tribuna, ladeada por colunas espiraladas, sobre alto plinto e altar rectangular, e rematadas por arquitrave e frontão em quarto de círculo, unindo ao arco triunfal. Sobre a tribuna, evolui 1 baldaquino com drapeados que abrem em cortina. A talha envolve o arco triunfal, com tabela e sanefa no fecho do arco. No banco surgem atlantes que suportam as estruturas retabulares e, no sotobanco, aparecem vários querubins. Sobre a banqueta, pequeno sacrário. O retábulo principal, com camarim em semi-círculo, coberto por meia-cúpula, contendo trono, é emoldurado por 2 pares de colunas torsas, unidas por arquivoltas. 2 mísulas laterais definidas por colunas exteriores, unidas por 1 terceira arquivolta. Estas encontram-se unidas no sentido do raio e entre a segunda e a terceira, surgem elementos apainelados com rosetões.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 14 / 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

IMAGINÁRIO: Francisco Rebelo (1714).

Cronologia

1163 - primeira referência à igreja; séc. 13 / 14 - data da construção do actual edifício, sobre um anterior; 1321, 4 Junho - o Mosteiro de Salzedas pagava à Sé de Lamego 40 libras pelos direitos que detinha sobre a Igreja de São Pedro; séc. 16 - aparecimento da capela funerária; séc. 17 - provável data de alteração das fachadas e execução dos janelões rectangulares de perfis angulares; feitura dos altares de talha; 1714, 24 Dezembro - contrato entre a Colegiada e o entalhador Francisco Rebelo para a execução do forro, retábulo-mor e respectiva tribuna, semelhantes às de São Martinho de Mouros; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas por Cristóvão Luís de Meneses, é referido que a povoação pertence ao Conde de Tarouca, possuindo uma igreja dedicada a São Pedro com quatro altares, o mor com o Santíssimo, o do Senhor do Pranto, de Nossa Senhora do Rosário e o de Santa Bárbara, particular; possui quatro confrarias, a do Senhor do Pranto, Nossa Senhora do Rosário, de São Pedro e do Menino Jesus; o pároco é reitor, apresentado pelo abade de Salzedas, possuindo oito beneficiados, apresentados pelo mesmo; 2001, 16 Janeiro - lançamento do concurso pela Câmara Municipal de Tarouca, para requalificação da zona envolvente do imóvel, com remoção e implementação de novos arruamentos e passeios, execução da rede eléctrica e iluminação pública, remodelação da rede de abastecimento de águas, esgotos e de águas pluviais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Silhares de granito, madeira ( caixilharias, portas, balaustrada, coro-alto e púlpito ), talha policromada e dourada, ferro ( gradeamentos ).

Bibliografia

MOREIRA. Vasco, Monografia do Concelho de Tarouca (História e Arte), Viseu, 1924; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vols. I, II,III, Lamego, 1977; SOUSA, Júlio Rocha e, Distrito de Viseu, Viseu, 1972, 1979, 1982; Guia de Portugal, vol. V - II, Lisboa, 1988; Levantamento Arquitectónico e Artesanal do Concelho de Tarouca, Tarouca, 1993; FERNANDES, Maria de Almeida, As Dez Freguesias do Concelho de Tarouca (História e Toponímia), Braga, 1995; FERREIRA, António João Pinto Bernardo, S. Pedro de Tarouca, Paróquia de Tarouca, 1998; SARAIVA, Anísio Miguel Bemhaja, A Sé de Lamego na primeira metade do século XIV, [dissertação de mestrado], 2 vols, Coimbra, 2000; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. III, Viseu, 2001; O Compasso da Terra a Arte enquanto caminho para Deus, vol. I, Lamego, Diocese de Lamego, 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMC; CMT

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRMC; CMT; Arquivo da Diocese de Lamego

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DRMC, DGEMN/DSARH; DGA/TT: Memórias Paroquiais; CMT

Intervenção Realizada

DGEMN: 1949 - escoramento das paredes N. e telhados; 1952 - apeamento e reconstrução parcelar do alçado principal e da torre sineira, incluindo cimalhas e cachorrada; 1954 / 1958 - reparação dos telhados e restauro de tectos de madeira de apainelados na nave; 1960, cerca de - reconstrução de parte do tecto arruinado na nave em caixotões de madeira; 1968 - consolidação da armação e estrutura do coro e restauro dos tectos; 1997 - reparação da cobertura; C.M.T. - calcetamento do adro.

Observações

*1 - porta emparedada entre a sacristia e a capela-mor é de campanha construtiva anterior à actual, talvez da desaparecida Igreja de Santa Maria que existia no também desaparecido castelo de Tarouca, comprovando, talvez, o facto da paróquia ser anterior à formação da Nacionalidade. *2 - sepulturas no interior numeradas.

Autor e Data

Madeira Portugal 1992 / João Carvalho 1999

Actualização

Lúcia Pessoa 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login