Vivenda Marília

IPA.00006716
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura residencial, revivalista. Habitação urbana revivalista, de características burguesas, com planta rectangular, dois pisos, guardas de ferro forjado nos balcões das janelas de sacada do andar nobre.
Número IPA Antigo: PT050805050088
 
Registo visualizado 773 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular composta, volumes articulados a N., massas dispostas na horizontal em dois pisos e com um piso em parte de um anexo, cobertura diferenciada em açoteias. Fachadas delimitadas por soco e friso divisório dos pisos em cantaria, cimalha e platibanda de massa. Fachada principal voltada a S., rasgada por uma porta e duas janelas de peito emolduradas de verga recta e um portal com ombreiras de cantaria de acesso ao logradouro no piso térreo; no andar nobre cinco janelas de sacada emolduradas de verga recta com guardas de ferro forjado, apresentando as três do meio um balcão comum de planta ondulada no andar nobre; a platibanda tripartida por pilastras, tendo a parte central segmentos curvos, com exuberantes trabalhos de massa; o andar nobre do gaveto tem uma janela de sacada emoldurada de cantaria com arco trilobado e um balcão circular suportado por dois modilhões, balaustrada circular e colunas de cantaria com embasamentos, entablamento de planta circular e remate em cúpula bulbosa com tambor ornamentado com trabalhos de massa. Fachada O. com vãos emoldurados de verga recta, no piso térreo duas portas, quatro janelas de peito e um portão de acesso ao logradouro com ombreiras de cantaria; no andar nobre cinco portas-janelas com guardas de ferro forjado, duas com balcão de planta ondulada, as restantes à face, e seis janelas de peito com parapeito gradeado; platibanda subdividida em cinco partes, a do meio mais alta e com um arco de volta perfeita a enquadrar um rosto feminino em relevo e grinaldas de massa. Logradouro N. envolvido por muro em ângulo recto com três portas. Interior: o portal principal dá acesso ao 2º piso através de escadaria; oito compartimentos, alguns ornamentados com pintura mural e trabalhos de massa.

Acessos

Rua Dr. Justino Cúmano, nº 15 e 17, Rua Almeida Garrett, nº 44 - 52 e Rua Francisco Horta, nº 6

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Teatro Lethes (v. PT050805050012)

Enquadramento

Urbano, adossado. Ergue-se num quarteirão construído nos meados do nosso século, no lugar da antiga horta do Colégio, com dois logradouros ajardinados e três fachadas dando para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Educativa: escola de ensino especial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: Jaime Ruivo (projecto); EMPREITEIRO: Guilherme

Cronologia

1930 - o advogado Dr. Rita da Palama manda construir o edifício para sua habitação; 1932 - conclusão das obras.

Dados Técnicos

Paredes autorportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria e tijolo; cantaria calcária nas molduras, soco e friso divisório dos pisos; ferro forjado nas guardas dos balcões do andar nobre.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro Edificações Notáveis, Faro, 1995; LUIS, Elidia Ribeiro e outro, Em Faro, o Exotismo da Vivenda Marília, Património e Cultura, Revista da ADIPACNA, nº 8, 1982.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Só foi possível o acesso a parte do edifício

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login