Capela de São Geraldo

IPA.00006830
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Bornes de Aguiar
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta rectangular composta por nave e capela-mor, mais estreita e baixa, interiormente cobertas de madeira, precedida de alpendre, assente em colunas toscanas e pilares sobre murete. Fachada principal de cunhais apilastrados, terminada em empena e rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, com chanfro. Fachadas laterais terminadas em cornija, a lateral direita rasgada por frestas de capialço e a oposta por porta travessa. No interior possui retábulo-mor maneirista em talha dourada.
Número IPA Antigo: PT011713030029
 
Registo visualizado 590 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular composta por galilé, nave e capela-mor rectangulares. Massas de disposição horizontal, com volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e três no alpendre. Fachadas de alvenaria e silharia de granito aparente terminadas em cornija moldurada, sendo os cunhais da nave sublinhados por pináculos piramidais com bola sobre acrotérios. Fachada principal orientada a O., com alpendre apoiado em seis colunas toscanas e dois pilares nos cunhais frontais, assentes em murete; o alpendre, acedido frontalmente, tem pavimento lajeado e tecto de madeira em três planos com vigamento e forro aparentes. Nave terminada em empena, coroada por cruz latina de braços quadrangulares, rasgado por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, com chanfro. Na fachada lateral S. abrem-se frestas de capialço na nave e capela-mor, e na fachada N. uma porta de verga recta na nave. Fachada posterior cega terminada em empena coroada por cruz latina. INTERIOR de espaço diferenciado, com paredes rebocadas e pintadas de brancas, a nave com pavimento de tijoleira e tecto de dois planos com vigamento e forro aparentes. Arco triunfal de volta perfeita com chanfro, assente em impostas molduradas. Capela-mor com pavimento em tijoleira e tecto em falsa abóbada de berço, formando caixotões com pinturas de temática vegetalista geométrica, assente em friso com mísulas equidistantes e cornija em talha policroma. Sobre o supedâneo de granito com degrau moldurado, assenta um retábulo de talha dourada, de planta recta e três eixos, definidos por seis colunas torsas, decoradas e de terço inferior marcado, assente em plintos paralelepipédicos, ornados de acantos, ladeado de orelhas; em cada eixo possui painéis pintados com motivos vegetalisas; sobre o entablamento, desenvolve-se o ático em tabela quadrangular, pintado com cena alusiva a São Geraldo, ladeado de consolas sustentando o remate, em fragmentos de cornija, e florões.

Acessos

A partir de Pedras Salgadas seguir por EM que liga à EN 206, em direcção a Valpaços, desviando para a Igreja Matriz de Bornes de Aguiar. Fl. 74

Protecção

Enquadramento

Rural, em zona arborizada a meia-encosta na Serra da Padrela. Tem adossado lateralmente o edifício abandonado da antiga residência paroquial, abrindo-se a fachada para o adro térreo da Igreja Matriz de Bornes de Aguiar (v. PT011713030009), junto da qual se localiza.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção da capela; séc. 17 - provável construção da galilé e do retábulo de talha dourada.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, molduras dos vãos, pavimento do alpendre e supedâneo em cantaria de granito; portas de madeira; painéis e caixotões pintados; retábulo de talha dourada; pavimento interior de tijoleira; tecto de madeira; cobertura de telha de meia-cana.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 141.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: c. 1960 - restauro geral e construção do pavimento de tijoleira.

Observações

Segundo informações orais, no decurso das obras realizadas nos anos 60 detectaram-se tumulações no interior.

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1999

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login