Capela da Senhora da Consolação

IPA.00006951
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Alfarela de Jales
 
Capela oitocentista de planta rectangular e volume simples com cunhais marcados por pilastras, fachada principal em empena de cornija telhada, porta rectangular ladeada de janelas do mesmo tipo, e sineira coroando o centro da fachada lateral.
Número IPA Antigo: PT011713020032
 
Registo visualizado 640 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular de corpo simples, coberto por telhado de duas águas. Paredes brancas rebocadas com remate em cornija moldurada, tendo nos cunhais pilastras sobrepujadas por pirâmides de remate esférico. Fachada principal virada a E. em empena sobrepujada por robusta cruz latina de secção quadrada, sobre pedestal moldurado. Ao centro, rasga-se uma porta rectangular ladeada de janelas rectangulares gradeadas. Na fachada lateral N. abre-se uma porta rectangular e no seu enfiamento a cornija é sobrepujada por sineira de ventana em arco pleno. Assenta em cornija sobrelevada, possui pilastras de recorte lateral em volutas com capitéis marcados e coroamento com acanto central ladeado de volumosos enrolamentos de volutas. Fachadas lateral S. e posterior cegas, sendo esta de remate em empena. Interior de espaço único, com pavimento lajeado, supedâneo do mesmo tipo, sobrelevado e com dois degraus frontais, paredes brancas rebocadas e tecto curvo de madeira com tirantes, pintados em castanho. Do lado da Epístola, à direita da porta lateral, uma pia de água-benta com caneluras. Retábulo singelo de talha bege com ornamentação dourada, composto por nicho com imagem da padroeira, ladeado de colunas com caneluras e remate em cornija e frontão curvo.

Acessos

Alfarela de Jales, Rua Central

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, nas abas da Serra da Padrela, isolado, no centro do aglomerado. Apresenta a fachada virada para a rua principal, a EN. 212, ocupando o espaço central do entroncamento com uma rua secundária de pavimento empedrado em declive. Possui em frente e a toda a largura da fachada uma plataforma lajeada com três degraus frontais, cerrada por grade metálica ocre com portão central. Do lado oposto da rua, um pouco para N., localiza-se o Pelourinho de Alfarela de Jales (v. PT011713020002).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Sem afectação

Cronologia

Séc. 19 - provável construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura e pavimento de granito, cobertura de telha de aba-e-canudo, gradeamento do adro e das janelas em ferro, tecto e retábulo de madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão fabriqueira: c. 1995 - reparação do tecto, pintura e electrificação.

Observações

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login