Casa da Lombada dos Esmeraldos / Casa dos Esmeraldos

IPA.00006958
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Ponta do Sol
 
Casa nobre, de planta rectangular tipicamente madeirense, sobradado e telhado, com loja no andar térreo e residência nos pisos superiores, adaptada ao desnível do terreno. É construção quinhentista com alguns acréscimos na época de setecentos.
Número IPA Antigo: PT062205030003
 
Registo visualizado 895 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta composta por vários corpos rectangulares adossados, destacados na paisagem pela sua volumetria, e integrando torre no corpo central; alçados de rés-do-chão e dois pisos, adaptados ao desnível do terreno. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados a duas águas na torre e quatro nos restantes corpos, cobertos de telha de canudo com canal de telha romana, rematado por beiral simples sobre cornija pintada de branco. Fachada principal, virada a N., de 3 corpos, possuindo no principal, a NO., ao nível do primeiro piso, portal de cantaria em arco de volta perfeita, encimado por cornija e brasão dos Esmeraldos esculpido em pedra, e ladeado por 2 janelas de peitoril gradeadas; no segundo piso, 5 janelas de guilhotina com moldura de cantaria. No corpo da torre, pequena janela no 1º piso e três frestas de cantaria no 2º, possuindo lateralmente gárgulas quadrangulares. No corpo mais baixo, a NE., uma porta simples e 3 janelas de peitoril com moldura de cantaria. Na fachada O., que confina com o antigo caminho municipal, ao nível do primeiro, uma porta e uma janela gradeada; depois duas janelas sobrepostas simetricamente, sendo a do 2º piso de peitoril com postigo, e a do 3º de guilhotina. Na fachada virada a S., este corpo recuado estabelece a ligação exterior entre os vários pisos por escada de perfil de dois lanços e varanda ao nível do primeiro piso, a qual tem ligação directa ao portão principal por corredor interior, de chão calcetado por calhau rolado da região, e dá, também, acesso a outras dependências interiores através de portal de cantaria rematado em cartela com a data de 1780; no 1º piso, portas em cantaria e cumeeiras de madeira dão acesso a um pátio exterior calcetado por calhau rolado da região. O corpo avançado possui no primeiro piso, portas com jambas facetadas, no 2º cinco janelas de guilhotina, e no superior, simetricamente dispostas, janelas de sacada com varandim de ferro forjado e encimadas por cornija de cantaria.

Acessos

Ponta do Sol, Caminho da Carreira (Lomba dos Esmeraldos)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, implantada no cimo da encosta, enquadrada numa paisagem agrícola, de casario disperso, com fachada principal confinando com a estrada municipal e em frente da Capela do Espírito Santo, destacando-se pela sua volumetria e a cor rosa-velho das suas fachadas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Educativa: escola básica

Propriedade

Pública: regional

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1498 - João Esmeraldo, comerciante genovês, comprou, por escritura, a Rui Gonçalves da Câmara, a Lombada da Ponta do Sol depois chamada Lombada dos Esmeraldos, a maior propriedade da época; Séc. 16 - construção do solar inicial; 1679 - reedificação pelo morgado Luís Esmeraldo de Atouguia; 1780 - beneficiação; Séc. 20, anos 80 - adaptação a escola.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Estrutura em pedra da região, madeira, vidros, cobertura de telha de canudo, ferro forjado.

Bibliografia

SILVA, Fernando Augusto da, Lombada dos Esmeraldos, in Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

CMPS / DRAC: séc. 20, anos 80 - obras de restauro e adaptação a escola.

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login