Cine-Teatro José Mendes de Carvalho

IPA.00007214
Portugal, Leiria, Alvaiázere, Alvaiázere
 
Arquitectura cultural e recreativa, modernista. Cine-Teatro de finais dos anos 40, de planta rectangular irregular, com fachadas de volumes compostos e de tratamento diferenciado, rematadas por friso, fachada principal com grandes superfícies envidraçadas, moduladas por perfis metálicos interiores, deixando transparecer parcialmente o interior, com emolduramentos rectos salientes em todos os vãos e pala sobre a porta principal.
Número IPA Antigo: PT021002020008
 
Registo visualizado 291 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Casa de espetáculos  Cine-teatro  

Descrição

Planta rectangular irregular de volumes articulados na verticalidade, cobertura diferenciada em telhados de 1, 3 e 4 águas. Fachadas rebocadas a beje e embasamento a castanho, terminadas por friso e janelas com molduras rectas e salientes. Fachada principal virada a N., composta pela justaposição de 1 volume côncavo a E. e um convexo a O., sendo o 1º aberto por grandes janelas envidraçadas com frisos verticais, encimadas por inscrição "CINE-TEATRO / JOSE MENDES DE CARVALHO" e friso horizontal, a que se segue, sensivelmente recuado, corpo com três janelas centrais geminadas; o 2º volume composto por um bloco, cego, à altura da empena do volume anterior, com brasão da cidade, prolongando-se, à altura do piso recuado do volume anterior, para a fachada seguinte, de forma convexa, rasgado por grandes janelas envidraçadas, abrindo, aqui, em frisos horizontais. A E. Do volume côncavo, corpo mais baixo, de um só piso, correspondente à entrada principal, com larga porta de moldura recta, protegida por pala assente em panos de muro de perfil inclinado. Na fachada O. articulação de corpos de diferentes alturas; o que prolonga o volume convexo da fachada principal é aqui de ângulo recto e aberto por janelas de ângulo; segue-se corpo reentrante, mais alto correspondente à "avant-scéne", aberto por porta, seguido de um outro ainda mais alto, correspondente ao palco, ritmado por três almofadas abertas no topo por 3 óculos, e corpo de menor altura, do camarim, aberto por porta com escada de acesso e encimada por vão rectangular estreito. Na fachada S.: corpo de altura de 3 pisos, aberto em 2/3 por janelas, sobressaindo por detrás deste corpo cego, em empena ângular quebrada, do palco. Fachada E. composta pelos corpos do camarim, do palco (mais alto) e do "avant-scéne" (de menor estatura) ao qual está adossada uma dependência, com acesso por rampa que se interliga ao corpo da entrada. INTERIOR não observado.

Acessos

Praça José Mendes de Carvalho; Rua do Hospital

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado, implantação destacada frente ao Tribunal. No pequeno relvado frente à fachada principal do edíficio, um busto sobre um plinto com lápide tendo a seguinte inscrição: AO / BENEMÉRITO J. MENDES / DE / CARVALHO, / A MISERICÓRDIA / AGRADECIDA / ALVAIÁZERE / 25-5-1950.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: cine-teatro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: cine-teatro

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Camilo Korrodi (séc. 20).

Cronologia

1950, 25 maio - inauguração do cine-teatro, conforme projeto de Camilo Korrodi.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cimento armado, vidro, telha, ferro.

Bibliografia

Ordem dos Arquitectos, http://www.iapxx.arquitectos.pt/, Agosto 2006

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

omo era corrente na arquitectura modernista, o Cine-Teatro José Mendes de Carvalho deve ter sido coberto por terraços, os quais, posteriormente, devido a problemas de infiltração teriam sido substituídos por telhados, explicando-se assim a diferença no tratamento do remate das fachadas e algumas "incongruências" de linguagem.

Autor e Data

Lurdes Perdigão e Paula Noé 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login