Casa da Regueira / Palacete dos Silva Mendes / Sede da Santa Casa da Misericórdia de Viseu

IPA.00007271
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Arquitectura residencial, seiscentista e neoclássica. Fachada com tendência horizontalista das massas, de 2 pisos, sendo o superior mais nobre, pela maior riqueza decorativa e por ser a residência propriamente dita. Entrada principal centralizada encimada por varanda de ferro saliente e rematada com frontão curvo armoriado. Escadaria interior. Maior riqueza decorativa da fachada principal em contraste com os outros alçados. Azulejos neoclássicos decoram o adro.
Número IPA Antigo: PT021823240039
 
Registo visualizado 371 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta longitudinal, simples e regular, massas simples e disposição horizontalista dos volumes, com cobertura homogénea em telhado de 4 águas. Fachada principal orientada a SE., com portal principal centralizado em arco rebaixado e ladeado por 2 olhos de boi e por uma porta rectangular a que se seguem, de cada lado, 3 janelas rectangulares emolduradas, de guilhotina. No piso superior, sobre o pórtico, uma varanda tripla, recortada em ferro. De cada lado, no enfiamento das fenestrações do piso térreo, 4 janelas de guilhotina, emolduradas, de arco abatido. Frontão curvo armoriado ladeado por 2 urnas. Pilastras, cornija, platibanda e urnas nos cunhais da fachada. Alçado lateral SO. com porta rectangular junto ao cunhal da fachada principal. Em plano superior, pequena fresta rectangular sobre a qual se desenvolve um janela com varanda de ferro e ladeada por 2 janelas de recorte igual às do piso superior. Pilastras, cornija, platibanda e urnas. Alçado tardoz de 3 pisos, é composto, no piso térreo, por fenestrações e portas diferenciadas e nos 2 pisos superiores por janelas rectangulares de guilhotina. Escadaria com lambril de azulejos acede ao piso intermédio, que corresponde ao piso térreo da fachada principal Pilastras, cornija, platibanda e urna. INTERIOR: Átrio comunicante, à esquerda e à direita, com divisões adaptadas a serviços, tendo em frente uma escadaria com revestimento azulejar, que, formando patamar ao fim do 1º lanço, se subdivide em 2, dando acesso ao piso superior. Nele, um corredor que percorre todo o edifício no sentido da sua longitude, comunica com divisões adaptadas a serviços e gabinetes. Ao cimo das escadas, uma porta semelhante ao portal principal dá acesso ao salão das sessões. De realçar o tecto de masseira decorado com as armas da Misericórdia sobre a escadaria. Átrio decorado com azulejo de padronagem. Na fachada posterior, um jardim de buxos.

Acessos

Largo Major Teles. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,658489, long.: -7,913900

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, adossado parcialmente a construção do séc. 17 / 18 e separado, nas traseiras por terreiro. A fachada principal abre para enorme largo, parcialmente ajardinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de organização religiosa

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ESCULTOR: António José Pereira (séc. 19).

Cronologia

Séc. 17 - provável construção do imóvel; 19 - comprada pela família Silva Mendes *1; obras de reconstrução; abertura da pedra de armas por António José Pereira; 1916 - esteve instalado no local a Caixa Geral de Depósitos; séc. 20, meados - instala-se no edifício o Grande Colégio Português; foi deixado por testamento à Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito, rebocos, madeiras e ferro.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares D'Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. XII, Lisboa, 1890; VALE, A de Lucena e, Viseu Monumental e Artístico, Viseu, 1949; Guia de Portugal, vol. III - Beira II - Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1985; CORREIA, Alberto, Cidades e Vilas de Portugal - Viseu, Lisboa, 1989; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. II, Viseu, 2001; COSTA, Jorge Braga da e CRUZ, Júlio, Monumentalidade Visiense, Viseu, AVIS, 2007.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1- procede esta família de João da Silva Mendes, rico comerciante de Viseu e cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi um seu neto, Francisco António da Silva Mendes, o qual ocupou, entre outros cargos o de Governador Civil de Viseu, que adquiriu o imóvel.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login