Casa e Capela de José Guilherme Pessoa Pereira / Solar dos Seabras Beltrões

IPA.00007272
Portugal, Viseu, Mangualde, União das freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães
 
Casa abastada maneirista e barroca. Edifício de dois pisos, com tendência horizontalista das massas, tendo a fachada principal maior riqueza decorativa. Adossada, uma capela de uma nave, sacristia e altar-mor. Pórtico de tendência rectangular emoldurado por pilastras e encimado por frontão triangular. Simetria da fachada, de maior riqueza decorativa. Pináculos sobre os cunhais. Retábulo de talha maneirista e barroca, com colunas salomónicas, painéis pintados embutidos na talha e profusão de motivos vegetalistas.
Número IPA Antigo: PT021806150019
 
Registo visualizado 1295 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, composta e irregular, de volumes articulados e cobertura de telhados diferenciados de 2, 3 e 4 águas. Embasamentos pouco pronunciados. Fachada principal orientada a N., de 3 corpos divididos por pilastras. Entrada centralizada, emoldurada, tendo de cada lado 6 janelas rectangulares, gradeadas, de guilhotina. Assente na torsa do portal, janela rectangualar emoldurada e de arco abatido, a que se seguem, no mesmo plano e para cada lado 6 janelas igualmente emolduradas, embora de decoração ligeiramente mais simples, sobre as descritas no piso térreo. Remate em cornija. Para E., em plano ligeiramente mais recuado, portão de ferro de acesso à propriedade. Alçado E. com 3 pisos, tendo pequena escadaria lateral que conduz a porta rectangular alpendrada, ladeada por 2 janelas semelhantes às do piso térreo do alçado principal. No piso superior, 3 janelas semelhantes às existentes na fachada N. Cornija e pilastras. Alçado S. tem, no piso térreo, fenestrações rectangulares, emolduradas, de guilhotina, que, na zona do alpendre, sustentado por colunata e de dupla escadaria lateral para zona ajardinada, se transformaram em portas. Corpo perpendicular ao alçado de acesso à capela. Para O., porta rectangular. No piso superior, 13 janelas semelhantes às do alçado principal. Pilastras e cornija. Alçado O. com pequena fenestração quadrangular no piso térreo. No superior, janela centralizada semelhante às já descritas. Pilastras e cornija. No seguimento do alçado, e em plano mais recuado, muro com portão gradeado encimado por pináculos, de acesso a zona ajardinada e à capela. INTERIOR: Hall central conduz, para ambos os lados, a corredores, facultando o acesso a divisões de habitação. Escadaria central, de acesso ao piso superior e a corredores conduzentes a divisões de habitação de carácter mais privado. CAPELA possui pórtico de arco rebaixado, emoldurado por pilastras e encimado por frontão triangular. No seu vértice desenvolve-se um friso saliente, sobre o qual assenta um frontão triangular interrompido e nicho. Pilastras, cornija e pináculos. Alçado S. com fenestração quadrangular e, em plano superior, óculo em elipse. Pilastras, cornija e pináculos. Alçado tardoz é cego. Cornija e pináculos. Alçado N. encontra-se, quase na totalidade, adossado a corpo saliente que comunica com a habitação. INTERIOR: Capela de nave única com zona de altar-mor e sacristia, tendo acesso através de porta rectangular. No lado do Evangelho, porta de acesso à habitação, janelão quadrangular e porta para a sacristia. No piso superior, varanda de arco abatido e tribuna de arco de igual perfil. Lado da Epístola com janelão e óculo. Retábulo de talha dourada e tecto de caixotões de madeira policromada com imagens de santos.

Acessos

EN 232 Mangualde-Gouveia, ao Km 6,2 para Santiago de Cassurrães, a 2,4 Km; a 100m à esquerda

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 620/2013, DR, 2.ª série, n.º 182 de 20 setembro 2013

Enquadramento

Urbano a meia encosta em superfície plana, isolado, separado por muro e via pública em zona de interesse paisagístico. Fronteiro ao Fontanário de Cassurrães (v. PT021806150027).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO PAISAGISTA: Francisco Caldeira Cabral (1959-1960).

Cronologia

1682 - datação da capela dedicada à Sagrada Família; séc. 18 - data provável de construção da zona residencial; 1959 - construção da ala Este; 1959 / 1960 - projecto de Arquitectura paisagista por Francisco Caldeira Cabral; 1978, 15 maio - em sessão camarária desta data, foi deliberada a proposta de classificação de vários imóveis de Mangualde, entre os quais, a Casa de José Guilherme Pessoa Pereira; 16 maio - envio de ofício ao Director Geral do Património Cultural, pedindo a classificação como Imóvel de Interesse Público; 2011, 13 dezembro - Despacho de abertura de procedimento de classificação do conjunto da Casa e Capela de José G. P. Pereira e fontanário pelo diretor do IGESPAR; 2011, 22 setembro - publicação do processo de abertura do procedimento, em Anúncio n.º 13250/2011, DR, 2.ª série, n.º 183; 2012, 17 outubro - publicação do Anúncio n.º 13583/2012, DR, 2.º série, nº201, com projeto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público e à fixação da respetiva zona especial de proteção.

Dados Técnicos

Estuturas autónomas

Materiais

Granito, rebocos e madeiras

Bibliografia

SILVA, Valentim da, Concelho de Mangualde Antigo Concelho de Azurara da Beira, s.l., s.d.; CORREIA, Alberto, Mangualde Roteiro Turístico, Mangualde, 1997; ANDRESEN, Teresa, Francisco Caldeira Cabral, s.l.,Landscape Design Trust, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, Arquivo Pessoal Francisco Caldeira Cabral

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: Arquivo Pessoal Francisco Caldeira Cabral

Intervenção Realizada

1959 - construção da ala E. a expensas do proprietário; 1996 - construção do telhado.

Observações

*1 - na capela e sobre a entrada, existia primitivamente um coro-alto a que se tinha acesso pela actual varanda. *2 - Pertenceu originalmente à família dos Seabras Beltrões, mais concretamente a José Seabra da Silva, ministro de D. José I, mais tarde caído em desgraça no tempo do Marquês de Pombal, razão pela qual o fontanário existente na propriedade tem o brasão de armas picado.

Autor e Data

João Carvalho 1999 / Teresa Camara 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login