Orca de Pramelas

IPA.00007279
Portugal, Viseu, Nelas, Canas de Senhorim
 
Dólmen de câmara poligonal e corredor pouco desenvolvido. Espessuras dos esteios do corredor, bastante diferenciadas. Corredor de pequenas dimensões.
Número IPA Antigo: PT021809010014
 
Registo visualizado 1391 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Planta irregular e composta com corredor orientado a E. Câmara poligonal eventualmente de 9 ou 11 esteios de que restam apenas 3. Corredor semi-destruído, formado por 6 esteios, 3 de cada lado, de volumetrias diferenciadas. Chão da câmara pavimentado com pequenas lajes de granito. Restos da mamoa de pequenas dimensões.

Acessos

Em Nelas pela EN 234 para Canas de Senhorim; pela EM 642-1 para Aguieira, a 1,3 Km. para caminho rural, a 200 m, com placas de sinalização

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Rural, em superfície plana, isolado em zona florestal de pinheiro bravo, junto a caminho rural.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

4100 a.C. - 3500 a.C. - data de edificação; 1997, 03 abril - Despacho do Ministro da Cultura, classificando-o como IIP.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito

Bibliografia

MARTINEZ, J. C. de Senna; VALERA, A Carlos, A Orca de Pramelas, Canas de Senhorim, in Actas do I Colóquio Arqueológico de Viseu, Viseu, 1989; FARIA, A. M.; Achados Monetários Romanos na Orca de Pramelas, in Actas do I Colóquio Arqueológico De Viseu, Viseu, 1989; GONÇALVES, Victor dos Santos; VENTURA, José Manuel Quintã Teixeira, O Megalitismo de Entre Mondego e Dão - Contribuições para o Estudo da Pré História da Bacia do Médio e Alto Mondego, in Relatório do Seminário de Arqueologia na Faculdade de Letras de Lisboa, Lisboa, 1991; PEDRO, Ivone, VAZ, João L. Inês, ADOLFO, Jorge, Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões, Viseu, 1994; PINTO, Evaristo João de Jesus, Património Arqueológico da Vila e Freguesia de Canas de Senhorim, in Canas de Senhorim História e Património, Canas de Senhorim , 1996; MARTINEZ, João Carlos de Senna, O Primeiro Povoamento Pré-Histórico da Plataforma do Mondego, in Canas de Senhorim História e Património, Canas de Senhorim, 1996; PINTO, Evaristo João deJesus, Contributo para o Inventário Arqueológico do Concelho de Nelas, in Revista da Beira Alta, Vol. LVII, nºs. 3 e 4 , Viseu, 1998; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73499 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1986 / 1987 - campanhas arqueológicas da responsabilidade dos Doutores. João Carlos de Senna Martinez e António Carlos Valera.

Observações

*1 - do espólio encontrado, podem deduzir-se 2 momentos diferenciados de utilização. No primeiro, coevo da sua construção, vários materiais neolíticos como 10 geométricos sobre lâmina, 2 lâminas em sílex, 2 machados polidos em anfibolito, 1 braçal de arqueiro em xisto polido e 1 colar de contas discoidais em xisto. No segundo, durante a ocupação romana, 3 moedas do séc. 4 d.C., e um fundo de recipiente atribuído à mesma época.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login