Edifício na Rua da Imprensa Nacional, n.º 37a 41

IPA.00007774
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 
Edifício residencial multifamiliar modernista. Azulejos no átrio.
Número IPA Antigo: PT031106460541
 
Registo visualizado 898 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

De planta rectangular dividido em 5 pisos com 4 fachadas sendo a principal orientada a S. Esta é caracteirzada por vários avanços e recuos de panos conferindo algum movimento à fachada. 2 primeiros pisos compostos por janelas de peito rectangulares. No 1º, garagem à esq. e ao centro porta de acesso ao interior. Esta é rectangular de porta dupla de ferro e rematada por cornija. No piso superior, 5 janelas de peito com moldura de pedra. No 3º e 4º pisos, pano avançado dividido em 3 sendo os laterais ligeiramente mais recuados e curvilíneos nos extremos onde se situam as varandas que servem as janelas de sacada do edifício. Ao centro, 3 janelas de peito que se repetem no piso superior sendo separados por 3 frisos verticais. A rematar estes panos avançados, dupla cornija que nos panos laterais é seguida por entablamento. Ao nível do 5º piso, amplo recuo disponibilizando espaço para terraço mantendo um recuo maior nos extremos. Ao centro, pequeno alpendre rectangular de betão. Remate do edifício em cornija e seguida por entablamento. Fachada posterior: Escada de serviço de ferro ao centro sendo destacada da fachada. Todos os 4 pisos divididos em dois, servindo os respectivos fogos com amplos vãos em marquise tendo no 1º piso pequenos quintais. Fachada O: com pequenos vãos rectangulare ao centro. Fachada E: cega. INTERIOR: Vestíbulo rectangular seguido de pequena escadaria que dá acesso ao patim das escadas situadas ao centro do edifício. Este vestíbulo é decorado por painéis de azulejo azul e branco com imagens alusivas a paisagens portuguesas.

Acessos

Rua da Imprensa Nacional, n.º 37 a 41

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811) / Incluído na Zona Especial de Proteção do Bairro Alto e imóveis classificados na área envolvente

Enquadramento

Urbano, isolado dos edifícios circundantes através de jardim privado a O. e estrada de pequenas dimensões a E.Tem frente para a Rua da Imprensa Nacional de elevado declive no terreno.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Porfírio Pardal Monteiro.

Cronologia

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Betão armado, vidro, madeira, ferro, azulejo, estuques.

Bibliografia

JANEIRO, Mª de Lurdes; FERNANDES, José Manuel, Arquitectura Modernista em Lisboa, 1925-1940, Lisboa, CML, 1991; Plano Director Municipal, Lisboa, CML, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Porfírio Pardal Monteiro

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2006 - renovação dos interiores do segundo piso.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login