Quarteirões da Avenida Sidónio Pais

IPA.00007789
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Componente urbano. Quarteirão fechado. Conjunto constituído por prédios de habitação concebidos dentro da linguagem commumente reconhecida como sendo a da Arquitectura do Estado Novo.
Número IPA Antigo: PT031106500560
 
Registo visualizado 2614 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Elemento urbano  Quarteirão      

Descrição

Edifício nº 16: Edifício de gaveto com planta em L pelo ligeiro prolongamento da fachada O. De volumrtria paralelepipédica só se destaca o torreão so bre o gaveto com adição de um piso e cobeetura a 4 águias rematadas lateralmente por 4 pináculos joaninos. Ambas as fachadas principais são semelhantes caracterizando-se pelo embasamento ao nível do 1º piso e deste e cave na fachada S. pelo acompanhamento do acentuado declive do terreno. Ambas as fachadas apresentam vãos de janela de sacada com varandim de ferro forjado. Ao nível do 2º piso, janelas de sacada com balaustrada de pedra nas varandas rectangulares. A coroar as molduras, dupla voluta sobre caixotão. As fachadas são caracterizadas pelos panos rectangulares de reboco pintado a bordeaux que se estendem do 2º ao 4º piso, enquadradas por estreito pano de cantaria onde se inserem lateralmente e nos extremos janelas de peito rectangulares e em todo o último piso, 5 ou 7, janelas com moldura de arco de volta perfeita. A rematar o pano central cornija que se repete no remate das fachadas. O gaveto é composto por dois panos idênticos com 3 cunhais de cantaria eem cadapano, janela de peito com parapeito rectangular. 1º piso idêntico ao dos panos laterais. Fachada posterior: Ao centro, abertura de vãospara iluminar escadas de serviço oblíquas em relação às duas cozinhas que integram as traseiras dos fogos. Fahcadas compostas por vãos simples paralelos às fachadas principais. Interior: Vestíbulo rectangular que dá acesso a patamar com caixa de elevador à esq. e a caixa de escadas oval. Pisos compostos por dois fogos que se dividem em cerca de 10 divisões sendo as salas e os quartos com acesso a vãos das fachadas principaise a tardoz, zona de serviços e mais quartos.

Acessos

Av. Sidónio Pais, nºs 6 a 28 / Av. António Augusto Aguiar

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Os imóveis desenham os dois amplos quarteirões que ladeiam o lado E. do Parque Eduardo VII.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Fernando Silva, Raul Rodrigues Lima, Luís Cristino da Silva, António Maria Veloso dos Reis Camelo, Miguel Jacobetty Rosa, Lucínio Cruz, Cassiano Branco, Raul Tojal, Porfírio Pardal Monteiro

Cronologia

1940 (início da década) - Cristino da Silva coordena o plano de construção concebido para os quarteirões do lado E. do Parque Eduardo VIII, que, em obediência a um programa municipal, deveria originar edifícios que tivessem por inspiração elementos decorativos presentes na arquitectura residencial portuguesa dos séc. 18 e 19; 1942 - inicia-se a construção desta zona; 1943 - o prédio com o nº6, da autoria de Rodrigues Lima, recebe o Prémio Valmor, enquanto ao nº 9 da Av. António Augusto de Aguiar, do risco de Jacobety Rosa, é atribuído o Prémio Municipal de Arquitectura; 1945 - de novo o Prémio Valmor distingue mais um destes edifícios, o do nº 14, projectado por Veloso dos Reis Camelo; 1947 - Pardal Monteiro, arquitecto responsável pelo prédio do nº 16, vê a sua obra distinguida com o Prémio Municipal de Arquitectura.

Dados Técnicos

Materiais

Betão armado, cantaria, madeira, vidro, mosaico

Bibliografia

AA.VV. - Guia Urbanístico e Arquitetónico de Lisboa. Lisboa: Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987; BAIRRADA, Ed. M., Prémio Valmor. 1902-1952, Lisboa, 1988; LEITE, Ana Cristina (dir.), Arquitectura Premiada em Lisboa. Prémio Valmor - Prémio Municipal de Arquitectura, Lisboa, 1988; PDM - Plano Director Municipal, Lisboa, 1995; Luís Cristino da Silva - arquitecto, Lisboa, 1998;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Porfírio Pardal Monteiro PPM NT1 UAC40; FCG/CAM: Esp. Luís Cristino da Silva (1942-1947 / CS34)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Processo de obra nº 8841

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Filomena Bandeira 1998, Luísa Castro-Caldas 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login