Instituto de Medicina Legal de Lisboa

IPA.00007811
Portugal, Lisboa, Lisboa, Arroios
 
Arquitectura judicial, do séc. 20. Instituto público de planta rectangular irregular composta por vários corpos, com as fachadas dispostas simetricamente, divididas em panos, os centrais mais elevados, rasgadas por vãos em arco abatido ou de verga recta, entre os quais se contam várias bíforas na fachada principal.
Número IPA Antigo: PT031106240486
 
Registo visualizado 2529 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Judicial  Edifício de medicina legal    

Descrição

Planta rectangular irregular, composta por vários corpos e possuindo alguns perpendiculares ao principal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, revestidas inferiormente a cantaria de calcário, rematadas em friso e cornija. Fachada principal virada a N., marcada pelo corpo principal, que evolui em dois e quatro registos de vãos, adaptando-se ao desnível do terreno. O corpo central, mais elevado, possui pano ao centro, com um eixo de vãos em arco abatido, os dos três pisos superiores ladeados por estreitas janelas rectilíneas. De cada lado, dois eixos de janelas bíforas, as inferiores jacentes e todas com molduras de cantaria. O pano do lado esquerdo tem porta de verga recta, janela simples, encimadas por três vãos em arco abatido, a que se sucedem dois registos de três vãos rectilíneos. O pano do lado direito tem dois registos de três vãos rectilíneos. Fachada lateral esquerda parcialmente adossada. Fachada lateral direita com três panos, o central mais elevado e de três pisos. No piso inferior, porta em arco abatido, ladeada por duas portas de verga recta. Nos pisos superiores, três janelas de peitoril rectilíneas. O pano do lado esquerdo possui quatro janelas de varandim rectilíneas e o do lado direito porta de verga recta e quatro amplas janelas. No topo, a inscrição "INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL".

Acessos

Protecção

Incluído na classificação do Campo dos Mártires da Pátria (v. IPA.00005967)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado numa zona de forte declive, sobrelevada relativamente ao Largo do Martim Moniz, destacando-se na malha urbana. O edifício está construído entre o Hospital de São José (v. PT031106240045) e a Escola Médico-Cirúrgica / Faculdade de Ciências Médicas (v. PT031106240449).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Judicial: edifício de medicina legal

Utilização Actual

Judicial: edifício de medicina legal

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20, início - construção do Instituto; 1937 - "sala de autopsias... e gabinetes anexos necessitam de conveniente ventilação, devido aos maus cheiros que frequentemente ali se produzem. Consultei a casa F. Labat sobre a matéria e enviou-me o projecto ... o material e necessárias obras importam em 10.500$00" - carta dirigida ao D-G. da Fazenda Pública pelo Dir. do Instituto, Azevedo Neves, a pedir apreciação sobre o aludido sistema (ass. 3 Abr. 1937 e junto envia o orçamento) - o assunto é remetido à DGEMN - em Maio de 1937 está em estudo; 1981-1982 - obras feitas pela DGEMN

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; socos, modinaturas em cantaria de granito; cobertura em telha.

Bibliografia

Monumentos, n.º 13 e n.º 21-23, Lisboa, DGEMN, 2000, 2004-2005.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL/DIE/DRC/DEM/DP, DGEMN/DSARH

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGT: Proc. nº2-LFB-F-21

Intervenção Realizada

DGEMN: 2000 - beneficiação dos laboratórios; 2004 / 2005- beneficiação das fachadas e caixilharias.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Filomena Bandeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login