Casa dos Penedos

IPA.00007873
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Palacete do séc. 20, utilizado sazonalmente.
Número IPA Antigo: PT031111110097
 
Registo visualizado 551 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta composta pela articulação de vários corpos, de desenvolvimento longitudinal (sentido E.-O.), com acesso principal pela cota mais alta do terreno (S.). Volumetria escalonada, com coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e quatro águas, e em coruchéu piramidal. O edifício dispõe de um corpo de maior destaque, com a fachada N. estruturada em três pisos (um deles parcialmente enterrado), rasgada por vãos a ritmo regular e emoldurados a cantaria, sendo de sacada as janelas do andar nobre e de peito as do piso superior. Composto por três módulos - definidos pela presença, nos extremos do alçado, por dois corpos de planta quadrada, adossados transversalmente e de modo saliente ao volume maior - distingue-se o central, a funcionar como eixo de simetria relativamente à organização da fachada. Este corpo mostra um andar nobre rasgado por tripla janela central inscrita em arcaria de volta perfeita ladeada por duas janelas de verga recta, sendo o conjunto articulado com galeria definida por arcada em arcos abatidos, suportados por colunas, contígua a todo o corpo; no piso superior segue-se a mesma distribuição de vãos, aqui de peito. Nos corpos laterais, análogos, regista-se andar nobre marcado por janelas de sacada guarnecidas por varandas em cantaria - com guarda em balaustrada e plintos nos extremos - suportadas por mísulas. A fachada principal (S.) é ritmada pela abertura de janelas de peito rectangulares com emolduramento simples de cantaria, articuladas ao centro, no piso térreo, com pano de muro de cantaria com tripla arcada cega de volta perfeita, que inscreve a O. porta de verga recta com bandeira animada por cartela e, ao centro, uma janela com gradeamento em ferro forjado. Neste vão e no da direita observam-se painéis de azulejo policromos de temática inspirada nas ferroneries. O conjunto é rematado por cornija e falso beiral, acima do qual se eleva, no piso superior, tripla janela de peito inscrita em arcaria de volta perfeita. A fachada lateral O. diferencia-se dos demais alçados do edifício, já que nela se observam certos elementos, como cunhais muitos pronunciados de aparelho rusticado, amplo arco quebrado com vão, também definido por aduelas de aparelho rústico e irregular, ao nível do piso térreo, e janelas de peito com emolduramento de cantaria em capialço. Completa a edificação um corpo a E., em um só piso, com abertura de vãos apenas do lado N., guarnecido com elementos arquitectónicos de inspiração medievalizante, como o remate superior acentuado por merlões com chanfro em ponta de diamante e pináculos nos extremos, e imponente saída de chaminé *1.

Acessos

Rua Marechal Saldanha, n.º 21 - 23. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,795803; long.: -9,388398

Protecção

Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Urbano, dentro do perímetro da Vila Velha. Implanta-se em terreno desnivelado, na encosta da Serra coroada pelo Castelo dos Mouros (v. PT031111120005). Destaca-se na paisagem, isolado e em posição altimétrica dominante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial e turística: espaço de eventos

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Raul Lino (1921).

Cronologia

1921 - a família Carvalho Ribeiro Ferreira encomenda o projecto de uma residência sazonal, a edificar em Sintra, a Raul Lino, o mesmo arquitecto que havia concebido a habitação permamente da família em Lisboa (localizada na Avenida Fontes Pereira de Melo, edificada entre 1902 e 1906 e já demolida) e uma outra casa de veraneio no Estoril (Casal de São Roque); 1922 - construção da casa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

Raul Lino visto por ele próprio, in Vida Mundial, 21 Nov. 1969; AAVV, Raul Lino - Exposição Retrospectiva da sua Obra, Lisboa, 1970; SEGURADO, Jorge, Raul Lino (sep. de Belas Artes, n.º 28-29), Lisboa, 1975; ALMEIDA, Pedro Vieira de e FERNANDES, José Manuel, História da Arte em Portugal. A Arquitectura Moderna, vol. 14, Lisboa, 1986; RIO-CARVALHO, Manuel, História da Arte em Portugal. Do Romantismo ao Fim do Século, vol. 11, Lisboa, 1986; SERRÃO, Vitor, Sintra, Lisboa, 1989; RIBEIRO, Irene, Raul Lino, Pensador Nacionalista da Arquitectura, Porto, 1994 (2ªed.); RIBEIRO, José Cardim (coord.), Sintra, Património da Humanidade, Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 1996; LINO, Maria do Carmo Pimenta de Vasconcelos e Sousa, As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino, Lisboa, 1999 (dissertação de Mestrado em História de Arte apresentada na Universidade Lusíada de Lisboa - texto policopiado); "Raul Lino, Livre como o Cipreste", RTP, 1999, https://arquivos.rtp.pt/conteudos/raul-lino-livre-como-o-cipreste/

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - não foi concedida autorização para visitar o interior

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login