Casa das Mudas / Museu de Arte Contemporânea da Madeira

IPA.00008042
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Calheta
 
Casa abastada, típica de morgado rural calhetense, construída ou reconstruída no séc. 18 sobre uma outra pré-existente, caracterizando-se pela simplicidade e sobriedade de linhas. Apresenta planta retangular composta, e fachadas evoluindo em dois pisos, com amplo forno saliente e chaminé a norte, rasgadas por janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina, no primeiro piso e de varandim no segundo, tendo uma das janelas no lintel a data de 1752 inscrita. Segundo Fernando Oliveira a casa integra-se num conjunto de grandes casas senhoriais calhetenses, como são o caso dos morgados de João Fernandes do Arco e Francisco Homem de Gouveia. Os corpos modernos foram construídos numa cota inferior, com formas cúbicas, revestidas a cantaria e com coberturas planas, preservando assumidamente e radicalmente toda a dimensão livre da paisagem
Número IPA Antigo: PT062201020015
 
Registo visualizado 626 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício de construção rústica em pedra, de planta retangular com corpo semicircular de um forno a norte e corpo retangular com escada de acesso ao segundo piso formando terraço a sul. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de telha portuguesa "meia mourisca" a quatro águas no corpo central, sobre beiral duplo, ampla chaminé a norte, e de cantaria negra a uma água no forno. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo, com friso superior pintado de branco e portais e janelas de verga reta simples em cantaria regional. Fachada principal virada a este com entrada principal a nível do primeiro piso, rasgado por portas e janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina; no segundo piso, abrem-se janelas de varandim, com guarda em ferro. A escadaria de pedra, disposta a sul, é protegida por porta e varandim de ferro forjado que dá acesso ao terraço desenvolvido sobre o primeiro piso daquele corpo. No INTERIOR, ao nível do primeiro piso, funciona uma sala de exposições e museu etnográfico; o vestíbulo dá acesso a uma sala com dois fornos de cantaria e uma escada de caracol faz a ligação ao segundo piso, onde funciona a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian. Os pavimentos são de madeira de carvalho e o teto do primeiro piso é de masseira, também de madeira de carvalho. NÚCLEO MODERNO composto por vários corpos, revestidos a pedra e com coberturas planas, integrando canteiros, alguns protegidos por guardas em ferro, criando como que um labirinto, com caminhos estreitos. No interior constituem salas de exposição, auditórios e serviços.

Acessos

Calheta, Sítio Lombo da Estrela

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, num alto promontório, o lugar mais alto do lugar, com ampla vista sobre o mar. A frontaria abre-se para um pátio de basalto rodeado de muros, sendo a entrada feita a sudeste e a nordeste. O edifício recente do Centro de Artes implanta-se por baixo do plano térreo da antiga casa, aberto na terra, virado ao mar, e acedido por escada exterior, lançada a partir do promontório e ingressando num sistema de pátios e estreitos caminhos, entre as paredes. A oeste implanta-se a Escola Preparatória e Secundária da Calheta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Paulo David (2001).

Cronologia

Séc. 16 - início da construção de núcleo primitivo da Casa das Mudas da Calheta; segundo o historiador Fernando Oliveira, a Casa das Mudas pertenceu a Duarte Brito e Joana Cabral, filha de Beatriz Gonçalves da Câmara e neta de João Gonçalves Zarco, fazendo parte do morgadio Vale dos Amores; 1545, 03 agosto - contrato de arrendamento entre o Mosteiro de Santa Clara do Funchal e o filho mais velho de Duarte de Brito; 1759 - data inscrita no lintel de uma janela, assinalando a ampliação da casa; séc. 20, início - a casa ainda pertence à família Cabral, sendo um dos últimos descendentes João Ornelas Cabral, cujas filhas morrem sem deixar descendência; Henriqueta Gouveia, afilhada de uma das morgadas, herda a casa, tendo o seu neto, Francisco José de Gouveia, vendido a casa e o terreno anexo à Junta Geral do Funchal; séc. 20 - adaptação a Casa da Cultura; 2001 - abertura de concurso para elaboração do projeto de construção de um novo Centro de Artes; 2003 - 2004 - obras de adaptação da Casa das Mudas e construção do Centro de Artes, com projeto do arquiteto Paulo David; 2015, 08 outubro - transferência do Museu de Arte Contemporânea da Madeira da fortaleza de Santiago para a Casa das Mudas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em pedra, rebocada e pintada, ou revestida a cantaria; molduras dos vãos e outros elementos em cantaria regional; madeira de carvalho; guardaas em ferro.

Bibliografia

CASTRO, António Manuel de, BRAZÃO, Maria Elisa de França - Calheta - Roteiro Turístico Cultural; "Descentralizar a cultura". In Diário de Notícias da Madeira. 1 Março 1998, p. 10; FERNANDES, José Manuel (Coordenação) - 21 Projectos do Século 21. Reflexos da Arquitectura Portuguesa da década atual. S.l.: Sersilito - Empresa Gráfica, ldª, s.d.; "Há muito que fazer no plano cultural - reconhece o Presidente da Câmara Municipal Dr. Manuel Leça". In Jornal da Madeira. 24 junho 1986, p. 9; "Preservação do património cultural - um olhar sobre as ruínas". In Jornal da Madeira. 23 junho 1990; "O poder do querer... querer do poder". In Diário de Notícias da Madeira. 12 setembro 1991, p. 5; SARMENTO, Tenente Coronel Alberto Artur - Freguesias da Madeira. Funchal: 1953; SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo - Elucidário Madeirense. 1969, vol. 1.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID; DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

DRAC / Câmara Municipal da Calheta: obras de reconstrução do imóvel e adaptação a Casa da Cultura.

Observações

Autor e Data

Sofia Santos 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login