Forte de São Bento da Ribeira Brava

IPA.00008045
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ribeira Brava, Ribeira Brava
 
Arquitectura militar, revivalista e barroca. Torre de gola revivalista, de planta circular, de antiga fortificação marítima, de que resta a muralha de sapata, a inscrição e o brasão originais barrocos.
Número IPA Antigo: PT062208020011
 
Registo visualizado 580 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Atalaia    

Descrição

Pequena torre de planta circular, coberta por terraço ameado com guarita também circular de cúpula de meia esfera. Fachadas em alambor, com embasamento em sapata, de cantaria aparente encimado por cordão saliente e, superiormente, em alvenaria de cimento liso apresentando tratamento a respingado de cimento, com incisões a imitarem cantaria. Na fachada principal virada a N., portal com moldura de alvenaria de cimento em arco de volta perfeita, encimado por inscrição e armas nacionais apoiado em duas aletas e rematado por cruz embutida em cantaria; portadas de madeira com ferragens aparentes. Para o lado do mar apresenta 3 frestas de alturas desiguais e sobre as mesmas pequeno oratório, sobre mísula de cantaria, com nicho em arco de volta perfeita, porta envidraçada e cornija de cantaria com balanço; pequena imagem de São Bento. INTERIOR com 2 pisos e escada de caracol em ferro com acesso ao terraço através da guarita.

Acessos

Lg. Francisco Correia Herédia

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado em jardim, tendo o busto do Visconde para E., frente à R. do Visconde da Ribeira Brava e sobre a marginal da Vila.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: atalaia

Utilização Actual

Comercial e turística: posto de turismo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, finais - referência a uma fortificação dedicada a São Sebastião; 1708 - edificação do forte de São Bento na praia da Ribeira Brava, mandado levantar pelo governador Duarte Sodré Pereira e correndo com a obra o capitão Henrique Manuel João; 1803, 9 Out. - aluvião na Ilha causando grande ruína ao forte de São Bento e fazendo desaparecer o antigo de São Sebastião; 1820 - Descrição do forte por Paulo Dias de Almeida, quase só com torre de gola e uma das muralha e com as bocas de fogo todas reprovadas; 1841 - descrição e desenho da fortificação por António Pedro de Azevedo; 1863, 27 Jul. - arrendamento do que restava do forte a José Felício de Aguiar, para residência, pela quantia de 3$140 réis anuais; 1864 - descrição e desenho do que restava da fortificação por António Pedro de Azevedo, com planta e alçados; 1920 - aluguer da torre à Câmara Municipal para servir de prisão, pela renda anual de 300$000 réis; c. 1925 - entrega do forte à Câmara Municipal da Ribeira Brava; 1964, 6 Mai. - inauguração do busto do Visconde da Ribeira Brava.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Cantaria mole e rígida regional aparente, alvenaria de cantaria e cimento rebocada, ferro e vidro.

Bibliografia

CARITA, Rui, Vila da Ribeira Brava, Cine Forum do Funchal, Visita Guiada nº 6, Novembro de 1983; idem, Arquitectura Militar na Madeira, 2º vol. 1993, pp. 395 a 400; idem, História da Madeira, 4º e 5º vols., 1996 e 1999; VERÍSSIMO, Nelson e TRUEVA, José Manuel de Sainz, Inventário da Escultura na Região Autónoma da Madeira, DRAC, 1996, pp. 28 e 29.

Documentação Gráfica

1841 - "Forte de S. Bento da Ribeira Brava", in "Descrição" de António Pedro de Azevedo, "Estampa nº 12" GEAEM, Lisboa; 1844 - "Plantas das vilas e freguesias da Madeira atingidas pela aluvião de 1842 e trabalhos efectuados até Dezembro de 1843", major José Júlio Guerra, AH Ministérios das Obras Públicas e GEAEM, Lisboa; 1860 - "Reconhecimento militar da Ilha da Madeira", tenente coronel António Pedro de Azevedo, GEAEM, Lisboa; 1864 - "Planta do Lugar da Ribeira Brava e do Forte de São Bento", tenente coronel António Pedro de Azevedo, colecção particular, Funchal; GEAEM, Lisboa

Documentação Fotográfica

Museu Vicentes Photographos; antiga Junta Geral; DRAC, Funchal

Documentação Administrativa

ARM: CMRibeira Brava; GEAEM, Lisboa

Intervenção Realizada

CMRB / SRTC: 1990 - arranjo para posto de informação turística.

Observações

Autor e Data

Rui Carita 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login