Igreja Paroquial de Canhas / Igreja de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00008052
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Canhas
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja barroca de planta longitudinal e nave única, com frontispício em empena de cornija, rasgado por portal de arco pleno arquitravado e duas janelas, sendo o modelo do portal repetido no arco triunfal; decoração interior, com retábulos e púlpito de madeira lacada e os azulejos de padrão seguem o modelo neomaneirista, ou neobarroco.
Número IPA Antigo: PT062205010009
 
Registo visualizado 574 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única, capela-mor e camarim rectangulares, tendo adossado torre sineira quadrada a O. do frontispício, casa e salão paroquial, também a O., com ligação interna à capela-mor. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhados de duas águas no corpo central e quatro nas dependências adossadas. Frontispício virado a S., terminado em empena de cornija, tendo portal de arco pleno almofadado, e arquitravado, encimado por duas janelas de cantaria; embasamento e pilastras nos cunhais, em cantaria da região. Torre quadrangular sensivelmente recuada em relação ao frontispício, com cunhais de cantaria, uma sineira em cada face, e no registo superior, moldura circular onde se inscreve um relógio, também por face; coruchéu quadrangular revestido a azulejos enxaquetados rematado por esfera armilar e cata-vento; o acesso faz-se por escada exterior de perfil. No INTERIOR, nave percorrida por silhar de azulejos, tecto de masseira pintado com cenas bíblicas, destacando-se, ao centro, a representação da Descida da Cruz; paredes pintadas de bege e coro-alto de perfil ondulado sobre uma estrutura de madeira com arcos plenos, tendo ao centro o guarda-vento também em madeira, encimado por um vitral. No lado do Evangelho, porta em cantaria da região dando acesso ao adro e encimado por fresta também em cantaria; púlpito quadrangular em madeira pintada sobre mísula dourada, baldaquino também em madeira pintada com o símbolo do Espírito Santo no tecto e rematado em flor-de-lis e moldura de motivos florais. No lado da Epístola, pia de água-benta, em cantaria negra da região, baptistério com arco também em cantaria negra da região, porta em madeira gradeada, pia baptismal de cantaria em forma de cálice decorado com gomos. Colateralmente dispõem-se dois retábulos em talha dourada rosa, cinza e azul, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e Cristo Crucificado. Arco triunfal de volta perfeita em cantaria, encimado por lintel recto. Capela-mor com paredes revestidas de azulejos de padrão, tendo à direita um vitral representando a Descida da Cruz; tecto pintado com cenas bíblicas: Cristo Ressuscitado, Símbolos do Espírito Santo e o Santo Sudário; retábulo de talha dourada e cinza, com frontal de altar decorado com símbolos eucarísticos; predela com motivos geométricos simples, e ao centro, sacrário arredondado dourado, onde se inscrevem motivos eucarísticos e rematado por um Cristo Crucificado; colunas com fuste liso e capitel decorado, dois nichos com mísulas e baldaquino; ao centro tela pintada, que tapa o camarim, representando Nossa Senhora da Piedade, entablamento rematado por frontão de laços onde se inscrevem as armas de Portugal. Na sacristia, arcaz de madeira, tendo no espaldar, painéis com cenas bíblicas e Cristo na Cruz ao centro; fonte em cantaria, inscrita em lambril de azulejos, chão em laje.

Acessos

Canhas, Sítio do Lombo da Piedade

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Semi-urbano, integrado em zona residencial, com amplo adro de calhau rolado, em espiga, e, junto à porta principal desenhos geométricos, protegido por muro e precedido por escadaria, junto à estrada municipal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1756 - construção da igreja, segundo inscrição existente à entrada; séc. 20 - provável pintura dos retábulos e colocação dos azulejos na nave e capela-mor.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra da região (basalto), azulejos, talha dourada, pavimento de madeira, e cantaria na Igreja e sacristia; cobertura de telha.

Bibliografia

RIBEIRO, João Adriano, Subsídios para a História do Concelho, Ponta do Sol, 1993; SILVA, Fernando Augusto da, Canhas (freguesia de), in Elucidário Madeirense, vol. I, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

1940 - Obras de beneficiação.

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login