Vila Passos

IPA.00008062
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Ponta do Sol
 
Arquitectura civil residencial, contemporânea. Casa rural de planta rectangular típica de emigrante madeirense dos meados do século, sobradada e telhada, com loja no andar térreo, dois pisos e mezzanino, adaptada ao desnínel do terreno, com corpo superior recuado.
Número IPA Antigo: PT062205030018
 
Registo visualizado 45 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Planta rectangular composta, de grande volumetria, com fachadas adaptadas ao desnível do terreno, de três pisos e mezzanino e um outro piso mais recuado e limitado por varanda, rematado por telhado de duas águas, coberto de telha marselha. Fachada principal na face estreita do rectângulo, confinando com a R. Príncipe D. Luís, com porta central simples no primeiro piso, duas janelas de peitoril no segundo e dois óculos ovais no mezzanino; sobre cornija de cantaria, varanda delimitada por platibanda, ao centro com balaustrada; corpo rematado em empena, resgado por porta de verga recta com chave central e óculo oval na vertical. À esquerda, adossa-se à casa, portal de verga abatida, emoldurado, e encimado por empena de volutas; dá acesso à fachada lateral, corrida por varanda com varandim de ferro; tem alternadamente vãos simples de porta e janela; num piso inferior de arrumos, rasgam-se num mesmo alinhamento portas; os dois pisos superiores têm o mesmo ritmo da fachada principal. Corpo recuado com quatro portas e delimitado por platibanda com moldura de cantaria e balaustrada. Todos os vãos (excepto o piso de arrumos) possuem tapassois verde escuro.

Acessos

R. Príncipe D. Luís, nº 3

Protecção

VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 764/97, JORAM, 1.ª série, n.º 69 de 23 junho 1997

Grau

3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. pelo casario, enquadrado entre a estrada, a praça central da vila, e a ribeira, em terreno de pendor inclinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: regional

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20 ( remodelação )

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - provável construção dos pisos superiores e aumento da volumetria.

Características Particulares

Casa rural madeirense, de linhas simétricas, onde se destaca o portal exterior dando acesso à fachada lateral, e com corpo superior recuado de linguagem e modinatura diferente, assinalando diferente época construtiva.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Madeira, vidros, cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Observações

Encontra-se, patente ao público, na Câmara Municipal da Ponta do Sol, a maquete do novo edifício da Vila Passos, futuro centro cultural da Ponta do Sol. Esta casa pertenceu aos antepassados do escritor americano John dos Passos que a visitou em Julho de 1960, conforme inscrição junto ao portal principal.

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login