Vila Passos

IPA.00008062
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Ponta do Sol
 
Casa unifamiliar, de planta rectangular típica de emigrante madeirense dos meados do século, sobradada e telhada, com loja no andar térreo, dois pisos e mezzanino, adaptada ao desnínel do terreno, com corpo superior recuado.
Número IPA Antigo: PT062205030018
 
Registo visualizado 320 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular composta, de grande volumetria, com fachadas adaptadas ao desnível do terreno, de três pisos e mezzanino e um outro piso mais recuado e limitado por varanda, rematado por telhado de duas águas, coberto de telha marselha. Fachada principal na face estreita do rectângulo, confinando com a R. Príncipe D. Luís, com porta central simples no primeiro piso, duas janelas de peitoril no segundo e dois óculos ovais no mezzanino; sobre cornija de cantaria, varanda delimitada por platibanda, ao centro com balaustrada; corpo rematado em empena, resgado por porta de verga recta com chave central e óculo oval na vertical. À esquerda, adossa-se à casa, portal de verga abatida, emoldurado, e encimado por empena de volutas; dá acesso à fachada lateral, corrida por varanda com varandim de ferro; tem alternadamente vãos simples de porta e janela; num piso inferior de arrumos, rasgam-se num mesmo alinhamento portas; os dois pisos superiores têm o mesmo ritmo da fachada principal. Corpo recuado com quatro portas e delimitado por platibanda com moldura de cantaria e balaustrada. Todos os vãos (excepto o piso de arrumos) possuem tapassois verde escuro.

Acessos

Ponta do Sol, Rua Príncipe D. Luís, n.º 3

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 764/97, JORAM, 1.ª série, n.º 69 de 23 junho 1997

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. pelo casario, enquadrado entre a estrada, a praça central da vila, e a ribeira, em terreno de pendor inclinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: regional

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - provável construção dos pisos superiores e aumento da volumetria.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Madeira, vidros, cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Observações

Encontra-se, patente ao público, na Câmara Municipal da Ponta do Sol, a maquete do novo edifício da Vila Passos, futuro centro cultural da Ponta do Sol. Esta casa pertenceu aos antepassados do escritor americano John dos Passos que a visitou em Julho de 1960, conforme inscrição junto ao portal principal.

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login