Casa da Madalena do Mar / Solar dos Freitas da Madalena

IPA.00008065
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Madalena do Mar
 
Casa unifamiliar, de planta quadrada irregular, tipicamente madeirense sobradada e telhada, com loja no andar térreo e área residencial no piso superior.
Número IPA Antigo: PT062205020013
 
Registo visualizado 601 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de planta quadrangular irregular, composta, com alçados, de dois pisos, cobertos por telhados de quatro águas em telha de canudo com canal de telha romana, rematado por beiral duplo. A fachada principal, que confina com a estrada municipal, destaca-se pela simetria, rasgando-se no primeiro piso, a porta principal de verga recta ladeada por duas janelas de peitoril de moldura recta e simples, e no segundo piso, janelas de guilhotina e janela de sacada central com varandim de ferro. Na fachada lateral direita, de fenestração irregular, sobressai a enorme chaminé rectangular. Na fachada lateral esquerda rasgam-se, no primeiro piso, janelas e portas desiguais, possuindo desenvolvida frontalmente escada de acesso ao segundo piso, criando terraço sobre pilares e protegido por varandim de ferro; no segundo piso, três janelas de guilhotina e moldura simples enquadram, de cada lado, porta com bandeira, em arco pleno, de cantaria, encimada por empena que interrompe o nível dos telhados. Na fachada posterior mantem-se a simetria ao nível dos dois pisos, sendo as janelas do primeiro piso de peitoril e as do piso superior de guilhotina. No INTERIOR distribui-se, ao nível do rés-do-chão, dependências auxiliares, cozinha , casa-de-banho, e lagar; no piso superior zona habitacional.

Acessos

Madalena do Mar, Sítio da Vargem; Rua do IV Centário

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 76/95, JORAM, 1.ª série, n.º 25 de 03 fevereiro 1995

Enquadramento

Semi-urbano, próximo da Igreja Paroquial, junto à estrada municipal, rodeado de bananeiras, possuindo muro separador, com porta de ligação ao quintal e porta para a estrada municipal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - provável construção do edifício; séc. 20, década de quarenta - serviu de quartel durante esta década.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria rebocada e cantaria.

Materiais

Pedra da região, madeira, vidros, cobertura de telha de canudo.

Bibliografia

Lenda tornou-se História, Diário de Notícias do Funchal, 5 Julho de 1981; No 4º Centenário da Madalena do Mar, Diário de Notícias do Funchal, 17 Julho de 1983; ÂNGELO, Miguel, Na Madalena do Mar - Casa Paroquial será Centro Social, Diário de Notícias do Funchal, 30 Março 1997, p. 17.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

DRAC: 1999 - arranjo da cobertura.

Observações

Presume-se que a casa se ergue no local onde outrora existia a residência do rei Ladislau da Polónia, que no séc. 15 se refugiou na Madeira sob o nome de Henrique Alemão e foi sesmeiro na Madalena do Mar, tese defendiada em 1972 pelo prof. Doutor Leopoldo Kielanowski, da Universidade de Londres. Pensa-se que o quadro de São Joaquim e Santa Ana exposto no Museu de Arte Sacra representa o mesmo rei e Senhorinha Anes, sua esposa. A casa serviu de residência a vários sacerdotes.

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login