Capela Torre de Nossa Senhora de Fátima

IPA.00008331
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), São Vicente, São Vicente
 
Arquitectura religiosa, neogótica. Pequena capela-torre de planta quadrangular simples, com fachadas terminadas em empena, com dupla sineira e amplo relógio.
Número IPA Antigo: PT062211030007
 
Registo visualizado 1097 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Palnta quadrangular simples, com volume verticalizante, em forma de torre, terminada em coruchéu, também, quadrangular, revestido a alvenaria, rematado por cruz latina sobre acrotério. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento, com pilastras nos cunhais, sobre bases bastante salientes, sobrepujadas pela cornija divisória dos dois registos e por friso que subdivide a meio o primeiro registo sublinhando os vãos. Cada uma das fachadas termina em empena de arco quebrado moldurado, com amplo relógio inscrito no tímpano, e tendo no segundo registo duas sineiras geminadas, também de arco quebrado. Na fachada principal, virada a O., abre-se portal de arco quebrado, moldurado, e nas fachadas laterais N. e S. uma rosácea moldurada ao nível do primeiro piso. INTERIOR de pavimento em cimento, paredes e tecto em alvenaria rebocada, tendo no lado do Evangelho escada de ferro em caracol de acesso ao piso superior; sobre o supedâneo de dois degraus, retábulo-mor, embebido num nicho de arco quebrado, albergando a imagem do orago, com frontal de altar de tecido.

Acessos

Pico da Cova

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, implantada no cimo de um pico, do qual se vislumbra quase toda a freguesia de São Vicente; uma vereda de degraus liga a estrada ao espaço de terra batida que circunda a capela - torre.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1940, 14 Setembro / 1947, 30 Agosto, entre - Construção da capela durante esta vereação, como forma de regozijo pelo fim da 2ª Guerra Mundial e numa época de pleno fervor religioso a Nossa Senhora de Fátima, sob impulso do Padre Lira Caldeira, contando com a colaboração de todos os paroquianos; 1948, 8 - 10 Abril - visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à ilha da Madeira; 1953 - aberta ao público.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de betão, madeira, escada de ferro e pavimento de cimento.

Bibliografia

VIEIRA, Alberto, São Vicente - Um Século de Vida Municipal (1868 - 1974), Funchal, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login