Hotel Lawrence's / Estalagem dos Cavaleiros / Hospedaria Inglesa

IPA.00008426
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura comercial e turística, manuelina, setecentista e revivalista. Hotel de planta irregular composta pela justaposição de três corpos, dissemelhantes, sendo dois rectangulares e outro, ligeiramente quadrangular rodeado por estrutura alpendrada, que se adossa ao central, mais alongado do que os restantes. O edifício apresenta fachadas com decoração bastante simples, rasgadas por vãos rectangulares, abertos irregularmente, Na fachada principal surgem janelas em arco conopial, de recorte neomanuelino e a encimar o portal principal, grade e lanterna de ferro com temática medieval. No piso térreo encontra-se um arco entaipado manuelino, bastante desgastado, com decoração vegetalista e pedra de armas. A fachada principal apresenta o nome do hotel escrito em capitulares, à semelhança do que acontece no Hotel Central (v. PT031111110105) e no Hotel Netto (v. PT031111110104).
Número IPA Antigo: PT031111110111
 
Registo visualizado 354 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Hotel  

Descrição

Planta irregular composta pela justaposição de três corpos, dissemelhantes, sendo dois rectangulares e outro, ligeiramente quadrangular rodeado por estrutura alpendrada, que se adossa ao central, mais alongado do que os restantes. Volumes articulados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, sendo o do corpo alongado rasgado por trapeiras cobertas individualmente com pequenos telhados também de quatro águas e por diversas chaminés, possuindo a maior cartela com data inscrita de 1999. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, com embasamento em placagem de cantaria rusticada e pintado de branco, com cunhais apilastrados marcados também a branco e remates em cornija sob beiral. Vãos rectangulares, moldurados, formando portas, janelas de peito, e de sacada, com guarda de ferro. Fachada principal a E., de dois e três registos, devido ao acentuado declive, composta pelos três corpos, delimitados por cunhais. Corpo lateral S. com demarcação de registos, por sequência de três arcos rebaixados sobre consolas pétreas, sendo o superior mais saliente, rasgado por janelas com moldura em arco conopial, com tabuleta em ferro decorada com cavaleiros, com o nome do hotel. Corpo central, de dois panos, sendo um rasgado, ao nivel do primeiro registo, por portal principal, rematado por cornija recta encimada por gradeamento de ferro, com lanterna ao centro coroada por elmo e ao nivel do segundo, reentrante, desenvolve-se pequeno terraço. O outro pano apresenta o nome do hotel em capitulares pintadas a vermelho, entre registos. No ângulo N. desenvolve-se o outro corpo de três registos, rodeado por galeria suportada por arcaria abatida encimada por alpendre rematado por duplo beiral, suportado por pilares rectos, com guarda de ferro, com acesso exterior por escadaria, cobertura interior em madeira e pavimento de tijoleira. Fachada lateral N. e posterior N., de quatro registos e lateral S. de três. INTERIOR, de cinco pisos, com acesso principal por pequeno vestíbulo, que se interliga com as diversos dependências, como salas de estar, de reuniões, conferências, biblioteca, bar, restaurante, quartos e casas de banho. Acesso aos pisos superiores por escadaria de pedra. Pavimentos em tijoleira e soalho, tendo algumas dependências as paredes revestidas a madeira. No piso térreo encontra-se um arco entaipado, bastante desgastado, de volta perfeita, com pedra de armas no fecho e decoração vegetalista.

Acessos

Rua Consigliéri Pedroso nº 38 - 40; Escadinhas Lord Byron

Protecção

Incluído na Vila Velha e Serra de Sintra (v. PT031111110081)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em terreno desnivelado, com forte inclinação para O., e N. onde se localiza mata murada, inserido na cerca do Hotel. Frontaria junto a estrada, provida de estreito passeio protegido por frades de metal. O passeio é delimitado a N. por muro, com pequena fonte de tanque rectangular e espaldar volutado, que constitui o remate do portal que comunica com o interior do edifício, na face oposta, em cota inferior. Na proximidade da Vivenda Mont Fleuri (v. PT031111110115) a SE. e da Casa Gótica (v. PT031111110048), a NO., em quota mais baixa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: hotel

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO Tiago Braddell (1989). DECORADORA: Maria Aura Troçolo (1989).

Cronologia

1764 - Início da actividade, sendo seus proprietários a família inglesa Lawrence Oram, que lhe deram o nome; 1809 - terá sido no Lawrence's que Lord Byron terá escrito o livro "Childe Harold's Pilgrimage"; 1850 - passa a ser dirigido por Jane Lawrence Oram *1; é adquirido pelo inglês Duran, que o rebaptizou de Hospedaria Inglesa; séc. 19, final - é adquirida por Miguel Gallway, que amplia o edifício, cedendo uma parcela para a instalação de uma pastelaria *2; 1949 - foi tomado de trespasse pela checoslovaca Maria Janavcova, tomando o nome de Estalagem dos Cavaleiros; 1961 - foi encerrado, permanecendo fechado durante cerca de três décadas, ficando à beira da ruína; séc. 20, anos 80 - é comprado pelo casal holandês Willem e Corren Bos; 1989 - início do projecto de recuperação da autoria do arquitecto Tiago Bradell *3; projecto decorativo da autoria de Maria Aura Troçolo; 1999 - conclusão das obras de reconstrução; 1999, Maio - reabertura ao público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrura de alvenaria mista rebocada e pintada, embasamanto, molduras dos vãos, escadaria interior e arco do piso térreo em cantaria de calcário, gradeamento de ferro nas varandas, na composição do portal principal e tabuleta; madeira nas portas, janelas, cobertura interior do alpendre, pavimentos e revestimento de paredes interiores, pavimentos em tijoleira, azulejos nas casas de banho e átrios, estuqye nos tectoscoberturas em telha de canudo.

Bibliografia

Sintra - Nem tudo o que luz é oiro, in Diário Popular, Lisboa, 7 Maio 1969; SILVA, João Miguel Figueiredo, Às Portas do Paraíso, in Destinos de Fim-de-Semana, Lisboa, 2001.

Documentação Gráfica

CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Hotel Lawrence's

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1989 / 1999 - Obras de reconstrução e recuperação do edifício tendo sido mantidas as paredes exteriores e as volumetrias essenciais e acrescentado um piso superior e um inferior aos três originais, sem alteração de fachada.

Observações

Este hotel hospedou William Beckford, e por ali passaram várias figuras da literatura portuguesa como Eça de Queiroz, tendo sido um dos cenário dos Maias, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco e Bulhão Pato. *1 - Jane Lawrence Oram foi imortalizada por Eça de Queiroz em "Os Maias"; *2 - Foi aí que se fabricaram em 1900 os primeiros pastéis de feijão, e ao que consta, também as primeiras queijadas; *3 - Para as obras de recuperação foi feita uma pesquisa exaustiva nos arquivos da Câmara Municipal de Sintra.

Autor e Data

Helena Rodrigues e Filomena Bandeira 2000 / Lina Oliveira, Patrícia Costa e Joaquim Gonçalves 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login