Casa do Lago, na Quinta da Machada

IPA.00008508
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Casa oitocentista, representativa do esquema tradicional beirão, com planta rectangular de dois pisos, sendo o térreo para arrumos e recolha de animais e o superior a habitação propriamente dita. Telhado de quatro águas. Escadaria granítica central de acesso ao piso superior, formando alpendre com colunas de fuste liso e arcaria em ferro forjada, típica da arquitectura do ferro. Piso inferior de cantaria e o superior de fasquiado rebocado. Manutenção de algumas janelas de guilhotina.
Número IPA Antigo: PT021823280051
 
Registo visualizado 606 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, simples e irregular, com coincidência entre o exterior e o interior. Massas simples e disposição horizontalista. Cobertura de telhado homógeneo de quatro águas. Piso superior em fasquiado rebocado, enquanto o inferior é de cantaria. Janelas com molduras pintadas de ocre. Fachada principal virada a NO., de dois pisos, tendo, no térreo, divisões incaracterísticas. No piso superior, a que se tem acesso por larga e comprida escadaria de granito, um alpendre, de colunas que sustentam arcos ligeiramente quebrados, em ferro, que do cunhal do alçado se prolonga sensivelmente até meio da fachada. Esta continua com duas janelas rectangulares. Remate em cornija e duplo beiral. Alçado NE. com fenestrações rectangulares e remate em cornija. Alçado tardoz rasgado por fenestrações rectangulares diferenciadas nos dois pisos e remate em cornija. Alçado SO. é cego no piso térreo, tendo, no superior, duas janelas rectangulares de guilhotina. Remate em cornija. INTERIOR descaracterizado.

Acessos

Na Estrada Velha de Abrazeves, no interior da Quinta da Machada

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Cava de Viriato (v. PT021823280001)

Enquadramento

Rural, em superfície plana, isolado, destacado, inserido dentro da zona agrícola da Quinta, a que se tem acesso por caminho vicinal. Na mesma, ergue-se a Casa de Henrique Felgar (v. PT021823280052).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção do imóvel; séc. 19 - obras de remodelação; segundo a tradição funcionou no local o primitivo casino de Viseu; séc. 20, década de 40 - aquisição da Quinta por Henrique Felgar; séc. 20, 2.ª metade - reformas que adulteraram o imóvel, especialmente a nivel dos espaços internos.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, rebocos, tabiques, ferro e madeiras.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Séc. 20 - os proprietário procederam a algumas remodelações que ajudaram a descaracterizar o imóvel.

Observações

*1 - encontra-se muito perto de um troço relativamente bem conservado e perfeitamente visível do fosso da Cava de Viriato. *2 - foi a casa principal da Quinta do Lago, antes desta ser anexada à Quinta da Machada.

Autor e Data

João Carvalho 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login