Capela de São Sebastião

IPA.00008564
Portugal, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha e Valmaior
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor ligeiramente mais baixa e mais estreita, volume adossado à fachada SE.. Fachada principal em empena, coberta a azulejo, rasgada por portal de verga recta e duas janelas de moldura simples. Fachada SE. rasgada por duas portas e fachada NO. por uma porta e três janelas rectilíneas.
Número IPA Antigo: PT020102010007
 
Registo visualizado 419 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, composta por nave, capela-mor mais baixa e mais estreita e dependência (em construção) adossada à fachada SE., com cobertura diferenciada em telhados de uma e duas águas. Fachadas NO. e SE. rebocadas com remate em cornija. Fachada principal voltada a NE., em empena com uma cruz no vértice, coberta a azulejo padrão monócromo azul sobre fundo branco com cunhais apilastrados com pináculos e remates em cornija, rasgada por portal de verga recta, com moldura simples e cornija. Portal ladeado de janelas gradeadas com moldura simples, encimadas por dois registos de azulejo com São Sebastião (lado esquerdo) e Santa Eufémia (lado direito). Na moldura do portal inscrição "MARTIR S.SEBASTIÃO" e data "1676". Sobre o portal, relógio. À esquerda e no mesmo plano, um pano de muro encimado por sineira de volta perfeita e remate em empena. Fachada SE. com portas de acesso à nave e sacristia. Fachada NO. com porta de acesso à nave com remate em beiral, rasgada por duas janelas rectilíneas na nave e uma na capela-mor. INTERIOR em obras.

Acessos

Rua Mártires da Liberdade

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado de casas particulares, rodeado por adro murado e acesso por portal de ferro pintado de verde ladeado por pilares encimados por pináculos. Dele partem escadas que dão acesso ao templo, em cota superior à via pública.

Descrição Complementar

AZULEJO: Fachada principal revestida a padrão monócromo azul sobre fundo branco. INSCRIÇÕES: na moldura do portal principal "MÁRTIR S. SEBASTIÃO" ladeada da cruz à esquerda e dos atributos do mártir à direita (duas setas cruzadas).

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1676 - construção da capela; séc. 20, 1ª metade - revestimento da fachada com azulejo industrial *1; 2003 - construção do volume adossado à fachada norte.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Telha, reboco, calcário, azulejo industrial e madeira.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro. Zona Sul, VI, Lisboa, 1959; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

C.M. de Albergaria-aVelha: 2003 - obras de restauro do imóvel com tratamentos de rebocos, coberturas e interiores.

Observações

*1 - na obra de A. Nogueira Gonçalves citada na bibliografia aparece fotografia da fachada rebocada e pintada; *2 -A. Nogueira Gonçalves, na obra citada, menciona que a capela foi deslocada de um ponto mais baixo, perto do actual, para o local onde actualmente se encontra, não tendo sofrido grandes modificações com a mudança. Segundo o mesmo autor no local onde actualmente se encontra a capela erigia-se um cruzeiro.

Autor e Data

Ana Lemos 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login