Igreja Paroquial de Guifões / Igreja de São Martinho

IPA.00008794
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões
 
Arquitectura religiosa seiscentista.
Número IPA Antigo: PT011308020038
 
Registo visualizado 654 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Acessos

Largo Padre Joaquim Pereira dos Santos, Rua de Tourais, Rua Monte dos Pipos, Rua da Lomba

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro da freguesia, em adro pavimentado a cubos de granito com desenhos geométricos, pontuado por canteiros e árvores de sombra, delimitado por muro de granito, rebocado e pintado de branco, encimado por grades de ferro. A E. desenvolve-se o cemitério da freguesia. Fronteiro à fachada principal da igreja, sobre plataforma elevada, acedida por escada de seis degraus, encontra-se o coreto, envolvido por bancos de cimento armado e algumas árvores de sombra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Manuel da rocha (1755).

Cronologia

1258 - A igreja de Guifões é referida nas inquirições; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese do Porto; 1699 - Construção da igreja, em substituição da antiga que se encontrava em mau estado de conservação; o novo templo foi custeado pela Universidade de Coimbra a quem a paróquia de São Martinho tinha sido doada; 1755, 12 abril - Manuel da Rocha faz os retábulos mor e os colaterais por 220$000; 1758 - nas memórias paroquiais o cura Ambrozio da Silva, refere que a igreja tem duas naves, cinco altares e duas confrarias, e que ainda pertence à Universidade de Coimbra, dando esta nove mil e quinhentos réis e vinte alqueires de milho de congrua por ano ao cura e três mil réis para a fábrica da igreja.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1986, vol. IV; PACHECO, Helder, O Grande Porto, Gondomar.Maia.Matosinhos.Valongo.Vila Nova de Gaia, Lisboa, 1986; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique, BORRALHEIRO, Rogério, As Freguesias do Distrito do Porto Nas Memórias Paroquiais de 1758, Memórias, História e Património, Braga, 2009, pag. 429; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Universidade de Coimbra

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login