Igreja de São Vicente do Pigeiro

IPA.00008888
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro
 
Arquitectura religiosa, quinhentista, vernácula. Igreja tardo-quinhentista de nave única e alpendre, denotando algum arcaísmo no sistema construtivo adoptado.
Número IPA Antigo: PT040705110105
 
Registo visualizado 874 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nartex, nave e capela-mor de planta rectangular. Volumes articulados, massas dispostas na vertical com cobertura diferenciada em telhados de duas águas. Fachada principal orientada com nártex suportado por três arcos de volta inteira, com impostas salientes; remate em empena ladeada e centrada por pináculos coroados de bolas; ao centro do frontão moldura mistilínea enquadrada por pilastras; corpo da nave recuado, rasgado por pórtico de verga recta moldurada; remate em empena recta, com incipientes volutas e óculo central; campanário ao centro. Fachadas laterais e fundeira contrafortadas, com remates em cornija e beirado e pináculos nos acrotérios. No alçado N. os corpos salientes de um altar, cego, e da sacristia rasgado por portal simples e dois pequenos vãos. No alçado S., ocupando o pano central entre os contrafortes, o corpo saliente de um altar, cego; o corpo da capela-mor é rasgado por janela recta. INTERIOR: nave única com abóbada de arco abatido; dois altares laterais, de talha dourada e polícroma, ladeados por colunas salomónicas e motivos de folhas de vide e uvas, dedicados a Nossa Senhora da Luz e a Santo António; na empena N., capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em talha policromada, com as imagens de São Domingos, São Sebastião e uma Virgem com o Menino. Defronte um púlpito com balaústres e base rectangular, e um baptistério com pia de mármore. Capela-mor, de planta rectangular, com imponente retábulo de talha dourada e policromada, com sacrário e escultura policromada de São Vicente, e remate em frontão triangular; cobertura em abóbada hemisférica, assente sobre trompas, com pinturas murais de motivos vegetalistas e cartelas e medalhão central.

Acessos

A c. de 30 Km da cidade de Évora, na EN Évora - Reguengos de Monsaraz, no termo do concelho de Évora, a c. de 1Km da aldeia de Vendinha, acessível através do caminho do cemitério da aldeia, a partir da EN Évora - Reguengos. VWGS84 (graus decimais) lat. 38,434987 long. -7,624775.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, em situação de grande destaque, localizando-se em pleno campo lavrado, no cume duma colina com grande visibilidade para a paisagem envolvente, flanqueado, a S., pelo cemitério da povoação de Vendinha e nos restantes pontos cardeais por searas, campos lavrados e olivais. Tem, defronte, um cruzeiro em xisto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc.16, inícios - eventual construção de uma primeira igreja, hoje desaparecida; séc.16, finais - fundação do edifício actual e execução das tábuas de pintura a óleo; séc. 17, meados - execução da pintura a fresco da capela-mor; séc. 17, finais - execução de grande parte dos retábulos de talha e da imaginária; 1710 - construção da sacristia; 1880 - execução do remate do alpendre.

Dados Técnicos

Paredes portantes, travadas por tectos em abóbada e coberturas de duas águas e contrafortadas ao longo da nave.

Materiais

Paredes de alvenaria mista rebocada e caiada; pavimentos em tijoleira, madeira e laje de ardósia; altares em talha dourada e policromada; cobertura exterior em telha de canudo; granito nos alisares dos vãos; laje de xisto e granito e tijoleira no piso do nártex; mármore na pia baptismal e no púlpito, pintura mural na cobertura da capela-mor.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Património Artístico do Concelho de Évora, 1957; IDEM, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol.7, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da Igreja Paroquial: caiações, pequenas obras de manutenção e limpeza; Fábrica da Igreja Paroquial - Comissão de Coordenação da Região Alentejo: 1992 - reparação de coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login