Solar da Família Pinheiro / Solar da Fonte do Mono

IPA.00009315
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa senhorial urbana, de planta trapezoidal, de dois e três pisos, adaptados ao desnível do terreno, com a fachada principal rematada em friso, cornija e beiral, e flanqueada por cunhais apilastrados colossais, sendo rasgada por vãos de verga recta, com molduras recortadas, o portal principal rematado por frontão interrompido por pedra de armas.
Número IPA Antigo: PT020505080076
 
Registo visualizado 381 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta trapezoidal

Descrição

Planta trapezoidal, composta por dois volumes adossados e articulados, de disposição horizontal e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de azul. Fachada principal virada a O. com três pisos, tendo o cunhal esquerdo em forma de pilastra toscana colossal e remate em friso, cornija e beiral no corpo principal e beiral simples no do lado direito. O primeiro piso é rasgado por três portas de lintel recto e moldura em cantaria de granito, a do extremo direito flanqueada por duas janelas jacentes gradeadas; o portal principal é em arco abatido, com moldura recortada, volutada na base e com pingentes fitomórficos laterais, possuindo remate em friso convexo e frontão interrompido, com volutas, encimado pela pedra de armas da família Pinheiro, assente em consola, envolvida por moldura de concheados e encimada por paquife. À esquerda do portal surge adossada a Fonte do Mono. No segundo piso, surgem cinco janelas rectangulares de guilhotina, com moldura em ressaltos e pingentes fitomórficos laterais, encimadas por cornija e tímpano contracurvado e interrompido por volutas, possuindo decoração de festões, acantos, borlas e acantos; o terceiro piso possui, correspondentes aos vãos do segundo, janelas também rectilíneas, de guilhotina, com moldura em ressalto e pingente fitomórfico. No corpo lateral direito, mais alto, surge, em posição elevada, uma porta de verga recta e moldura de cantaria, com acesso através de um balcão em cantaria de granito aparente com três degraus no lado direito; sobre esta, aparece uma janela rectilínea, de guilhotina e moldura simples em cantaria. A fachada lateral esquerda, virada a N., é de dois pisos, em meia empena, com o cunhal direito em forma de pilastra toscana colossal, tendo, no piso inferior, porta de verga recta e moldura de cantaria, no extremo esquerdo; no segundo piso, três janelas rectilíneas, com molduras de cantaria, duas delas de guilhotina e a do lado esquerdo mais estreita; a janela central é flanqueada por mísulas de cantaria. A fachada lateral direita, virada a S., encontra-se parcialmente adossada, sendo visível o remate do corpo, em alvenaria de granito aparente. INTERIOR não observado. A FONTE do Mono é de cantaria, com espaldar contracurvado e flanqueado por pilastras toscanas e rematado por cornija com pedra de fecho volutada; o espaldar é decorado por motivos fitomórficos, cordiformes e concheado, que circundam um óculo quadrilobado; sob este, surge a bica em forma de carranca, envolvida por elementos fitomórficos e encimada por concha, que jorra para um tanque rectangular de bordos simples.

Acessos

Rua Marquês da Graciosa, n.º 12. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,038813, long.: -7,114153

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo e Muralhas de Monsanto (v. PT020503080009)

Enquadramento

Urbano, flanqueado e a meia encosta. Ergue-se numa zona de pendor inclinado, surgindo em gaveto, entre dois arruamentos, pavimentados a paralelepípedos. Surge flanqueado, na fachada lateral direita por edifício residencial. Próximo localiza-se a Igreja Matriz de Monsanto / Igreja de São Salvador (v. PT020505080073), a Pousada de Monsanto, o Solar dos Priores de Monsanto (v. PT020505080077), o Solar da Família Melo / Solar dos Condes de Monsanto (v. PT020505080074) e o Solar do Marquês da Graciosa (v. PT020505080078).

Descrição Complementar

A pedra de armas é de vermelho, com um pinheiro da sua cor, arrancado de prata e frutado de ouro, tendo um leão rampante à direita contra o tronco de árvore; o timbre é composto por um segundo pinheiro com um leão rampante, à esquerda, contra o tronco de árvore.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - data da edificação do solar; 1998 - remodelação do imóvel.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocado; pilastras, friso, cornijas, modinaturas, frontões, pedra de armas e fonte em cantaria de granito; argamassa nas juntas; portas e caixilhos em madeira; grades das janelas em ferro; bica em bronze; cobertura exterior em telha lusa; janelas com vidro simples.

Bibliografia

Armorial Lusitano - Genealogia e Heráldica, Lisboa, 1961, pp. 437-438; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; GRAÇA, Eduardo e SANTO, Manuela Espirito, Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha e Monsanto, n.º 6, Lisboa, 2000; FARIA, Daniela Carvalho e GRILO, Eduardo, 50 Maneiras de conhecer o Concelho de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMIAN

Intervenção Realizada

Proprietário: 1998 - obras de conservação e restauro total.

Observações

Autor e Data

Luís Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login